20/07/2016 às 17h18min - Atualizada em 20/07/2016 às 17h18min

Balanço das ações policias da 29ª CIPM aponta redução no número de roubos em Óbidos

Estatísticas são referentes as ações policiais realizadas nos primeiros seis meses de 2016

Por: Érique Figueirêdo
Foto: Arquivo/Portal Obidense

ÓBIDOS - O índice de furtos e roubos tiveram queda nos primeiros seis meses do ano. É o que apontou a estatística divulgada pela 29º Companhia Independente de Polícia de Óbidos – Sentinela da Amazônia – (29º CIPM), responsável pela segurança nos municípios de Óbidos e Curuá, na região oeste do Pará.

Os dados foram repassados pelo comandante da tropa, tenente Arthur Vasconcelos. Segundo as informações da 29º CIPM as ocorrências registradas de janeiro a junho deste ano, apontaram uma redução de mais de 50% dos casos de furtos e roubos, comparando com os registros do mesmo período no ano passado.

Em 2015 nos primeiros seis meses do ano a Polícia Militar registrou 44 crimes de roubos, em 2016 os casos registrados não passam de 20. A redução é atribuída ao reforço do

policiamento ostensivo nas ruas da cidade, através de várias operações policiais que vem sendo realizadas nos últimos meses. “As operações foram cruciais para que nós conseguíssemos a redução dessa modalidade de crime. Nós reforçamos nossas ações através da operação duas rodas, operação hypnos e agora a veraneio, além de outras ações que levaram mais segurança aos bairros da cidade e reprimiram as práticas criminosas”, disse Arthur Vasconcelos.

Segundo os dados divulgados, as principais ocorrências atendidas nos últimos meses foram: denúncias de tráfico de drogas (venda, posse e uso), violência doméstica, roubo a transeuntes, porte ilegal de arma de fogo, crimes de trânsito, homicídios e recuperação de veículos roubados.

Até o mês de junho deste ano foram contabilizadas 10.050 abordagens a transeuntes em operações e ações de saturação, 2.486 abordagens a motocicletas e 522 a carros, 233 flagrantes, TCO’s e apresentações na delegacia e 8 cumprimentos de mandados de busca e preensão. Foram apreendidos 6 armas de fogo e 59 armas brancas, além de 832 gramas de entorpecentes, números que justificam as 839 missões realizadas nos últimos seis meses pela 29º CIPM.

O único aumento registrado foi nos crimes de homicídio. Em 2015 foram 3 no primeiro semestre, neste ano 4 já foram registrados. “Os homicídios eles refletem a complexidade do trabalho da polícia, muitos desses casos ocorreram no interior do município, em localidades em que o policiamento não chega, e o uso de bebidas alcoólicas sem nenhum tipo de controle, ocasiona essas situações. Mesmo assim a 29º CIPM tem trabalhado para reforçar a segurança nas comunidades na medida do possível, com o apoio do grupamento fluvial e quando nossas guarnições são acionadas para atender as ocorrências”, ressaltou o comandante do policiamento local.

Arrombamentos

Para a polícia os vários casos de arrombamento registrados nas últimas semanas em Óbidos, demonstram que os meliantes estão migrando para outras modalidades de crimes, já que o aumento do policiamento nas ruas da cidade dificultou os assaltos a mão armada, prática que despontava nas estáticas da polícia.

Tenente Arthur Vasconcelos garantiu durante entrevista que a polícia não deixou de lado os casos, e que o setor de inteligência vem trabalhando no levantamento de informações e na identificação dos suspeitos. “Não temos dúvidas de que esses arrombamentos tem ligação e nós acreditamos que foram praticados por assaltantes que tiveram o seu ‘negócio’ prejudicado com as ações da polícia militar. Nós continuamos com os nossos trabalhos de investigação, assim também como a polícia civil, e assim que as informações que nós temos, forem confirmadas, vamos agir para dar uma resposta a sociedade”.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp