19/07/2016 às 17h52min - Atualizada em 19/07/2016 às 17h52min

Secretaria de saúde realizará mobilização para marcar o dia D de combate as hepatites virais

Mutirão de atendimentos na Casa de Cultura, ofertará vários serviços à população no dia 28 de julho

Por: Érique Figueirêdo

ÓBIDOS – A Secretaria Municipal de Saúde de Óbidos realizará no dia 28 de julho o dia D de Conscientização, Prevenção e Combate as Hepatites Virais.

As hepatites são doenças que atacam o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. São causadas por vírus e que por isso podem passar de uma pessoa para outra. Tanto a Hepatite B quanto a Hepatite C nem sempre apresentam sintomas, podendo levar anos para a pessoa perceber que está doente.

Para marcar a data a secretaria de saúde realizará na Casa de Cultura, um mutirão de atendimentos com a oferta de vários serviços: testes rápidos para hepatites B e C, sífilis, HVI e vacinação para hepatite B. “Toda a população está convidada a participar, nesse dia a nossa orientação é que a pessoa procure primeiramente fazer logo os testes rápidos, para depois receber a dose da vacina. Nós vamos disponibilizar profissionais para orientar a população sobre qualquer dúvida sobre as hepatites virais”, disse Renata Albuquerque, diretora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

O diagnóstico e o tratamento precoces podem evitar a evolução da doença para cirrose ou câncer de fígado, por exemplo. A vacina para Hepatite B, o teste para detecção desses dois tipos de hepatites, o tratamento e o acompanhamento das hepatites virais são direito de todo cidadão e estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

Os atendimentos estão marcados para iniciar às 8h no dia 28 e encerrarão às 13h, todos os serviços serão ofertados gratuitamente e todas as pessoas entre 0 a 49 anos que ainda não foram vacinadas podem e devem receber a vacina preventiva, após realizarem os testes rápidos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp