19/07/2016 às 15h41min - Atualizada em 19/07/2016 às 15h41min

ACOB e coordenação da festividade de Sant’Ana realizarão o 1º encontro de folias de santos

Evento reunirá seis grupos de comunidades do interior que mantém viva as folias de santos, que descendem dos negros do quilombo

Por: Érique Figueirêdo
Fotos: Mauro VRibeiro - SEDCOM

ÓBIDOS – A Associação Cultural Obidense (ACOB) e a Diretoria da Festividade de Sant’Ana realizam no próximo domingo (24) o 1º Encontro de Folias do município de Óbidos.

O evento tem como finalidade divulgar as manifestações religiosas que descendem dos negros do quilombo, que faziam seus rituais sagrados através de suas folias de santos. A tradição que é mantida até os dias de hoje em algumas comunidades do interior do município, ganhará destaque, com uma programação voltada totalmente para os grupos que mantém viva essa manifestação religiosa que faz parte da cultura obidense. “Nossa intenção é manter viva essa importante manifestação que por muitos anos ficou esquecida em nosso município. Está confirmada a participação de seis grupos de folias que aceitaram o convite de participar da primeira edição do nosso encontro”, disse Cleonice Barros, presidente da ACOB.

Participarão do primeiro encontro, as folias de Nossa Senhora do Rosário da comunidade Patauá do Umirizal, Santo Antônio da comunidade Mondongo, São Bento da comunidade Silêncio, São João da Vila Flexal, Santa Maria do Paraná de Baixo, e São Tomé da comunidade Arapucú.

A programação inicia na manhã de domingo às 8h com a chegada das folias no porto da cidade, de lá os grupos seguirão em caminhada pelas ruas do centro da cidade até a Praça de Sant’Ana, onde ocorrerá o levantamento dos mastros. A programação conta ainda com um momento de entrevistas onde a imprensa local e as demais pessoas poderão fazer perguntas e conhecer melhor as manifestações de cada grupo.

No domingo a tarde as folias farão as suas apresentações na Praça e em seguida realizarão o ritual de derrubada dos mastros. Os integrantes dos grupos participarão ainda da procissão de Sant’Ana a noite e da santa missa na Catedral da Diocese de Óbidos, encerrando o evento. “Nós esperamos contar com a participação de todos, queremos que as pessoas conheçam essa manifestação, considerada uma das mais importantes da nossa cultura, o evento será totalmente gratuito e as pessoas vão ter oportunidade de interagir com os integrantes dos grupos, fazer perguntas e ver de perto como elas ocorrem”, finalizou Cleonice Barros.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp