30/06/2016 às 15h08min - Atualizada em 30/06/2016 às 15h08min

Metade do 13º será pago em agosto

Por: Folhapress

BRASILO presidente interino, Michel Temer, vai pagar a primeira parcela do 13º dos aposentados a partir de 25 de agosto. O pagamento é feito até 8 de setembro, de acordo com o número final do benefício do INSS. No ano passado, o pagamento de metade do 13º salário da folha da Previdência representou um gasto de R$ 15,8 bilhões, para 28 milhões de beneficiários. As estimativas para este ano não foram divulgadas pelo governo.

Segundo o Ministério da Previdência, têm direito à gratificação aposentados, pensionistas e segurados que estão recebendo auxílio-doença e salário maternidade. Aqueles que possuem benefícios assistenciais (Loas) não têm direito ao 13º salário. A liberação antecipada de metade do 13º começou em 2006, após acordo entre governo e representantes de aposentados e pensionistas. Apesar de o acordo ter acabado em 2010, o governo tem mantido a regra nos últimos anos.

A exceção foi 2015. No ano passado, o governo adiou o pagamento para setembro, após disputa entre o Ministério da Fazenda e outras áreas do governo. O ex-ministro Joaquim Levy defendeu pagar todo o valor no final do ano, mas só conseguiu adiar a despesa em um mês.

A decisão de manter o acordo informal em 2016 foi anunciada ontem pelo ministro Eliseu Padilha (Casa Civil).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp