29/06/2016 às 13h33min - Atualizada em 29/06/2016 às 13h33min

Prazo para alistamento militar vai até 30 de junho

O alistamento militar é obrigatório e independe de grau de escolaridade.

Da redação
Foto: Divulgação

ÓBIDOS - O prazo para o alistamento militar vai até 30 de junho, (quinta-feira) para os cidadãos brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2016. Até o último dia do mês, os jovens devem se apresentar à Junta de Serviço Militar (JSM), que em Óbidos funciona anexo ao prédio da Prefeitura Muncicipal. O alistamento militar é obrigatório e independe de grau de escolaridade. 

Os documentos necessários para o alistamento são: Certidão de Nascimento ou equivalente (identidade, Carteira de Habilitação ou de trabalho), comprovante de residência, foto 3x4 recente, de frente e sem retoques. No caso de ser naturalizado, o interessado deve levar a prova de naturalização ou certidão do termo de opção. Também existe a opção de pré-alistamento, que visa a acelerar o processo, para que o cidadão permaneça o mínimo de tempo na JSM.

Segundo a Junta de Serviço Militar de Óbidos, caso o cidadão tenha filhos, também é necessária a apresentação das certidões de nascimento das crianças. Jovens com deficiência precisam apresentar atestado médico. Todos os documentos devem ser originais.

Caso o jovem perca o prazo de alistamento, deverá pagar uma multa, comparecer à JSM e alistar-se. Se isso não acontecer, o brasileiro estará em débito com o serviço militar e perderá alguns direitos, como a obtenção de passaporte, direito de prestar exame ou se matricular em instituições de ensino,e se increver em concurso público.

Os jovens devem ficar atentos para o horário de funcionamento junta militar de Óbidos, que inicia às 8h e encerra ás 14h. Como  não há quartel em Óbidos das forças armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), os jovens obidenses entram para reserva automaticamente, ou seja são dispensados de servir inicialmente. 

Serviço

Junta Militar de Óbidos

Endereço: Rua Deputado Raimundo Chaves - anexo ao prédio da Prefeitura Muncipal

Bairro: centro

Horário de funcionamento: 8h às 14h

 

 

Edição: José Romildo


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp