19/06/2016 às 16h18min - Atualizada em 19/06/2016 às 16h18min

Brincando de São João vence o Festival de Quadrilhas do Arraiá dos Pauxis

Brincando de São João levou para a Praça da Cultura a história de 10 anos de existência da quadrilha e faturou o título pela 4º vez.

Por: Érique Figueirêdo com informações de Martha Costa
Fotos: Divulgação/Martha Costa-Ascom/PMO

ÓBIDOS - A quadrilha junina Brincando de São João, foi a grande vencedora do Festival de Quadrilhas do Arraiá dos Pauxis, evento realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult). O arraiá iniciou na última sexta-feira com a apresentação das escolas da rede municipal de ensino e encerrou na noite de sábado (18) com a disputa do título do tradicional festival, que movimentou a Praça da Cultura e atraiu milhares de pessoas que foram assistir as apresentações.

A edição deste ano do festival contou com a participação de quatro quadrilhas: Brincando de São João, Coração Junino, Xique Xique da Vila Flexal e Explosão Obidense. A quadrilha Mistura Pauxis que confirmou participação no evento, desistiu da disputa e só repassou a decisão para a coordenação do festival, minutos antes da sua apresentação. A coordenação seguiu o regulamento da disputa, marcou o tempo regimentado de 10 minutos de preparação e 30 de apresentação, e informou ao público da desistência.

Apesar dos contratempos, as apresentações foram empolgantes, e contagiaram o público na arquibancada da Praça da Cultura. As quadrilhas apostaram na teatralização e alguns grupos, usaram alegorias, cenários e adereços diversos, para atrair a atenção do público e dos jurados. Durante as apresentações, a animação e a irreverência fizeram parte das

evoluções dos dançarinos, com destaque para a surpreendente apresentação da quadrilha Xique Xique da Vila Flexal.

Após muita expectativa do público e dos concorrentes, a coordenação do concurso divulgou o resultado que foi decidido pelo corpo de jurados. A Brincando de São João, que durante relembrou os dez anos de sua história, foi considerada a grande campeã e conquistou pela quarta vez o título de melhor quadrilha do Arraiá dos Pauxis. “Esse título é o resultado de um esforço muito grande de todos os brincantes, pessoas que se empenharam do início ao fim, para que hoje pudéssemos estar aqui celebrando essa vitória. Nossos brincantes vieram com garra e amor pra contar esses 10 ano de história, história essa rica em cultura e que trabalha para resgatar manifestações tradicionais, parabéns a todos”, comemorou Sávio Ricarte presidente da Brincando de São João.

Consagrada com a maior pontuação da noite, 207,8 pontos, a Brincando de São João superou a Coração Junino, em segundo lugar com 205,1 pontos, Xique Xique, terceira colocada com 204,2 pontos, e Explosão Obidense, quarta colocada com 158,9 pontos.

A coordenação do evento destacou a participação em peso da população nos dois dias de arraiá, e o empenho das escolas e das quadrilhas estilizadas que concorreram ao título do festival. “Apesar das dificuldades, tudo ocorreu bem, graças ao empenho de todos que participaram de mais uma edição do Arraiá dos Pauxis; da população que prestigiou o evento, dos alunos das escolas que trouxeram várias apresentações na primeira noite, e do brilhantismo das quadrilhas que encerraram com chave de ouro o nosso evento, com destaque para a grande campeã Brincando de São João”, disse Sandro Silva, secretário de cultura de Óbidos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp