30/05/2016 às 15h49min - Atualizada em 30/05/2016 às 15h49min

Óbidos sedia o SEBRAE Itinerante Rural com temática voltada a pesca artesanal

A programação inclui palestras e oficinas realizadas pela Rede de Parceiros no Campo do Agronegócio.

Por: Martha Costa/Ascom - PMO
Fotos: Divulgação

ÓBIDOS - Nos dias 30 e 31 de maio a chamada Rede de Parceiros no Campo juntamente com a Prefeitura Municipal de Óbidos (PMO), por meio da Sala do Empreendedor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em Óbidos a primeira edição SEBRAE Itinerante Rural, evento que visa fortalecer a agricultura familiar. Em sua primeira edição o evento foi realizado no Cliper de São Pedro, no bairro de Bela Vista e reuniu pescadores artesanais de Óbidos ligados a Colônia de Pescadores Z-19 e da Associação Agroextrativista de Pescadores Artesanais do Município de Óbidos (AACEPAMO).

Entre a programação desenvolvida estão oficinas sobre o “Custo para produzir no Campo”, ministrada pelo SEBRAE e “Plantas Medicinais”, ministrada pela Pastoral da Criança. Já as palestras abordarão os temas DAP/CAR/Crédito para a Agricultura Familiar e serão ministradas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), Banco do Brasil e Banco da Amazônia, além da palestra sobre a Certificação de Produtos Artesanais, ministrado pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Pará (ADEPARÁ). A Programação contará ainda com atendimento sobre os programas sociais e corte de cabelo, realizados pelos profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), atividades de recreação Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e ações de saúde, Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).

De acordo com a coordenadora do SEBRAE em Óbidos, Valdiléia Paiva, a programação visa trabalhar junto ao homem do campo ações básicas que possam ajudar a desenvolver suas atividades visando à lucratividade. Valdiléia explica que hoje muitos agricultores, por exemplo, não sabem quanto é investido na sua atividade. “Nós estamos trazendo uma programação voltada às necessidades deles, e visando aprimorar aquilo que eles já fazem muito bem. Um exemplo é o custo para produzir no campo. Muitas das vezes o produtor não sabe quanto sai para ele a própria produção! E, o que nós buscamos hoje é isso, realizar uma programação que traga estes esclarecimentos e esperamos que a partir daqui eles saibam qual é a real lucratividade que eles tem sobre os seus produtos”.

A titular da Secretaria de Meio Ambiente de Óbidos, Robenízia Moda, falou sobre a importância da criação da Rede de Parceiros para a consolidação e fortalecimento da agricultura em Óbidos. “Na verdade essa rede de parceiros que foi formada pelo SEBRAE ela traz o desenvolvimento de atividades para desenvolver a agricultura familiar no município. Quando se fala em agricultura familiar não está se falando somente das culturas nas propriedades rurais, mas se fala da pesca, do extrativismo e todas as atividades econômicas do homem do campo”, falou a secretária, que a pouco tempo respondia pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento (SEMAB) que também está inserido na Rede de Parceiros.

No próximo dia 3 de junho, sexta-feira, às 8h30min, no auditório da Casa de Cultura será realizada a primeira reunião de avaliação do SEBRAE Itinerante Rural, reunindo em Óbidos os municípios de Alenquer, Almeirim, Belterrra, Curuá, Faro, Juriti, Mojui dos Campos, Monte Alegre, Oriximiná, Prainha, Terra Santa e Santarém. O evento servirá para avaliação e definição do II SEBRAE Itinerante Rural que deverá trabalhar em agosto sobre a cultura da mandioca.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp