25/05/2016 às 09h24min - Atualizada em 25/05/2016 às 09h24min

Secretaria de Saúde de Óbidos confirma prorrogação do prazo de vacinação contra gripe H1N1

Prazo de vacinação será até o próximo dia 10 de junho. Vacinas estão disponíveis em todos os postos de saúde da cidade.

Por: Érique Figueirêdo
Foto: Arquivo/ Portal Obidense

ÓBIDOS – A Secretaria Municipal de Saúde de Óbidos (SEMSA), por meio da Diretoria Executiva de Vigilância em Saúde, confirmou a prorrogação do término da campanha de vacinação contra o vírus Influenza A, transmissor da gripe H1N1, para o próximo dia 10 de junho.

A campanha nacional foi encerrada na sexta-feira (20), porém, segundo comunicado do Ministério da Saúde (MS), os números relacionados à quantidade de pessoas vacinadas poderão ser incluídos no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), até o próximo dia 10 de junho. Por conta disso as doses da vacina continuam disponíveis para o grupo prioritários nas Unidades de Saúde da cidade.

Mesmo com a prorrogação, a SEMSA, confirmou que o município já atingiu a meta que era de imunizar 80% do público alvo da campanha. “Nós já cumprimos a nossa meta, estamos somente no aguardo das informações do trabalho de imunização na nossa área indígena, porque tivemos problemas com o transporte dos enfermeiros, que só pode ser feito via aéreo. Foram encaminhadas cerca de 1.800 doses para essa região, e estamos apenas no aguardo do repasse dos dados do trabalho desenvolvido nessa área”, disse a enfermeira Marcelia Lima, diretora executiva de vigilância em saúde.

As 13.260 doses disponibilizadas para o município de Óbidos, pelo  Centro Regional de Saúde de Santarém, atenderam a demanda local, e segundo a SEMSA nenhum posto de vacinação ficou sem as doses da vacina durante o período regular da campanha. “As doses que foram enviadas para o município foram suficientes para ofertar para todos os grupos, e ainda temos doses disponíveis nos postos”, ressaltou Marcelia.

As pessoas que não fazem parte do grupo prioritário e desejam tomar a vacina, terão que aguardar mais um pouco para serem imunizados, até o término da prorrogação, no dia 10 de junho. “Nós pedimos nesse momento que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário, e que ainda não se vacinaram, que procurem um dos postos de saúde para receber a dose da vacina, nós ainda temos doses suficientes para atender esse público”, finalizou a diretora de vigilância em saúde.

Quem pode tomar a vacina

Crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, bem como doentes crônicos com recomendação médica, pessoas com problemas respiratórios, cardíacos, com baixa imunidade, dentre outros.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp