26/01/2016 às 10h55min - Atualizada em 26/01/2016 às 10h55min

CPF passa a ser emitido junto com a certidão de nascimento em alguns estados.

Em alguns estados que já possuem convenio com a Receita Federal sua criança ao ser registrada a certidão de nascimento sairá com o CPF.

Fonte: Receita Federal do Brasil
Foto: Reprodução

BRASIL - A Receita Federal lançou em 1º de dezembro o serviço de emissão do número do CPF nas certidões de nascimento.

O projeto, pioneiro no País, foi lançado dia 1º de dezembro nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro abrangerá todos os Estados que deverão fazer o convenio com SRFB, a partir daí já poderão emitir o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) junto com a certidão de nascimento de todos os recém-nascidos no estado. A emissão é gratuita.

O órgão federal indica que a medida garante mais comodidade e agilidade em alguns processos que necessitam do documento, como inclusão em programas assistenciais do governo, planos de saúde, abertura de conta corrente ou poupança.

A Receita prevê também que até o final deste ano os cartórios superem os Correios e se tornem os principais emissores de CPF. Neste mês de janeiro a maioria das capitais do país já estão emitindo as certidões com CPF através do cartório dentro das maternidades.

A emissão da certidão com CPF é gratuita e requer apenas o número do RG e CPF dos pais e o documento da maternidade atestando o nascimento.

Não é possível a emissão de uma nova via do Registro de Nascimento, caso o bebê tenha sido registrado na unidade hospitalar.

No Brasil cartórios de registro emitiram mais de 61 mil certidões de nascimento com CPF. O Cadastro de Pessoa Física pode ser incluído no documento do bebê desde dezembro do ano passado. Atualmente, segundo a Receita Federal, 1.079 cartórios do país oferecem esse serviço gratuitamente.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp