13/06/2018 às 10h07min - Atualizada em 13/06/2018 às 10h07min

Dia de Santo Antônio: o poder da crença do Santo casamenteiro e dos humildes

Nem só de casamentos é feita a agenda de Santo Antônio. Ele também é o padroeiro dos humildes

Por: Walmir Ferreira
ÓBIDOS - Todo mundo sabe: quem está à procura de um pretendente deve pedir ajuda a Santo Antônio. O povo brasileiro, além do português, acredita que ele é milagroso e que 13 de junho, data em que é celebrado o seu dia é, também, dia de fazer simpatias e deixá-lo de castigo para chamar sua atenção. A verdade é que o santo é um dos mais populares do Brasil e, com fama de "casamenteiro", ele tem uma legião de devotas.

Não pense que o perfil de devota ou simpatizante de Santo Antônio é de uma senhora com idade avançada que ainda não arrumou o seu marido e não sai da igreja. Elas são jovens, modernas, trabalham, gostam de moda e não abrem mão da ajuda dele. "Sempre que eu pedi, ele me ajudou. Já fiz até novena!", conta Thais Marino, 26, e, no momento, solteira.

Conta a história que ele ajudou uma moça pobre a se casar. Ela não tinha dinheiro para o dote e, então, Santo Antônio disse-lhe que tivesse fé. Pouco tempo depois surgiram moedas de ouro em sua casa e a moça realizou seu sonho.

“Existe aquelas amigas de verdade que conseguiram sua cara metade ao invés de jogar as flores para a próxima noiva, se joga os santinhos para que as amigas pudessem contar com a ajuda dele”.

Padroeiro dos humildes
Nem só de casamentos é feita a agenda de Santo Antônio. Ele também é o padroeiro dos humildes. Frade franciscano, ele distribuía alimentos a quem passava fome. Daí surgiu o "pão dos pobres", também chamado de "pãozinho de Santo Antônio". Muitas pessoas têm o costume de colocar o pão dentro de potes de farinha ou na despensa, para que nunca falte comida em casa.

"Minha avó costumava me levar na igreja dele no dia 13 de junho e nós pegávamos os pãezinhos - é uma tradição. Na minha casa, colocavam dentro do armário de comida, para termos fartura", lembra Biessa Diniz. "Também havia uma rosa de Santo Antônio, que era distribuída com mensagens", acrescenta.

Conheça simpatias para o santo casamenteiro

Para Encontrar Alguém Especial
  • Aqueles que têm pressa em arranjar um namorado ou namorada devem comprar uma pequena imagem do santo. E para agilizar a conquista do pedido, fazer dois procedimentos: tirar o Menino Jesus do colo do religioso, dizendo que só devolverá quando conseguir um amor, ou ainda, virar o Santo Antônio de cabeça para baixo.
  • O mais afoito tem ainda outro recurso. Deve ir a um casamento e dar de presente aos noivos uma imagem de Santo Antônio, sem o Menino Jesus. Depois, pedir no altar para se casar com alguém, especial ou não. Assim que a graça for alcançada, deve retornar à igreja e lá depositar a imagem do Menino Jesus.
  • Quando ouvir tocar o sino de qualquer igreja, vá até lá, entre e faça um pedido a Santo Antônio, o santo casamenteiro, para que lhe arrume um bom marido, amoroso... Quando tiver seu desejo atendido, retornar à igreja para agradecer o pedido atendido.
  • Ponha a imagem do Santo Antonio debaixo de sua cama durante três noites seguidas. Antes de dormir, imagine o teu corpo rodeado por uma luz rosada. Na manhã do quarto dia, prepare um banho de casca de maçã com uma colherada de mel. Conhecerá rapidamente uma pessoa muito especial.
  • Coloque sete rosas em um vaso em frente a uma imagem do santo casamenteiro. Reze pedindo um novo amor. Quando as pétalas secarem, leve a uma igreja onde acontecem muitos casamentos.
Para casar
  • Os que já estão acompanhados, mas ainda não subiram ao altar, também possuem práticas específicas. A pessoa deve amarrar um fio de cabelo seu ao do namorado. Eles devem ser colocados aos pés do santo, que, logo, logo, resolve a questão.
  • Escreva o nome dele na sola do pé esquerdo do sapato que usar. Antes de se deitar, pise com força no chão e repita três vezes, em voz alta, a seguinte frase: "Debaixo do meu pé eu te prendo (diga o nome dele), eu te amarro (de novo o nome dele), eu te mantenho (e, de novo, o nome dele) pelo poder das 13 almas benditas."
Oração de Santo Antônio
  • "Meu grande amigo Santo Antônio, Tu que és o protetor dos enamorados, olha para mim, para a minha vida, para os meus anseios. Defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões, os desencantos. Fazei que eu seja realista, confiante, digno e alegre. Que eu encontre um amor que me agrade, seja trabalhador, virtuoso e responsável. Que eu saiba caminhar para o futuro e para a vida a dois com as disposições de quem recebeu de Deus uma vocação sagrada... Que meu amor seja feliz e sem medidas. Que todos os enamorados busquem a mútua compreensão, a comunhão de vida e o crescimento na fé. Assim seja."


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp