05/06/2018 às 15h53min - Atualizada em 05/06/2018 às 15h53min

VII Jornada Acadêmica - Lançamento do site oficial do evento será dia 6 de junho

O mês de junho tem uma programação extensa na UFOPA campos Santarém-PA

Inf: Comunicação/Ufopa
Por: Walmir Ferreira
Arte: Divulgação
VII Jornada Acadêmica da Ufopa: Lançamento do site oficial do evento será dia 6 de junho
A Ufopa realiza na quarta-feira, 6 de junho de 2018, o lançamento do site oficial da VII Jornada Acadêmica, que tem por objetivo promover o intercâmbio científico e cultural entre a comunidade acadêmica e a sociedade. O lançamento ocorrerá a partir das 9 horas, na sala 317 da Unidade Amazônia, Campus de Santarém. O evento também marcará o início das atividades da Jornada, que este ano será realizada no período de 20 a 25 de agosto, com o tema “Universidade Multicampi na Amazônia: Inclusão, pluralismo e meio ambiente”.

Arquivo Central da Ufopa promove I Conferência de Arquivos do Oeste do Pará
Arquivo: fonte para a formação da cidadania. Esse é o tema da I Conferência de Arquivos do Oeste do Pará que será realizada pelo Arquivo Central da Ufopa no período de 6 a 8 de junho de 2018 no auditório Wilson Fonseca, Unidade Rondon. A Conferência integra a II Semana Nacional de Arquivos e está cadastrada junto ao Arquivo Nacional/Fundação Casa de Rui Barbosa. A programação tem o objetivo de ressaltar a importância da existência de arquivos para a formação social e cultural na cidadania. Vão participar especialistas nas temáticas de Arquivo, História, Cultura, Identidade e Sociedade, o que possibilita a participação de um público diversificado.

Em defesa do Urumari: V Romaria das Águas será nos dias 8 e 9 de junho
Nos dias 8 e 9 de junho de 2018, o Comitê de Defesa do Igarapé do Urumari realiza a “V Romaria das Águas: Águas limpas, Urumari vivo” no Salão Paroquial da Igreja de Frei Rainério. Serão apresentadas pesquisas desenvolvidas pela Ufopa e o Dia “D” para coleta de resíduos sólidos. A atividade é mais uma iniciativa para sensibilizar a sociedade para a importância da preservação ambiental e assegurar a fiscalização, recuperação e proteção do igarapé. No dia 9 de junho, será organizado o mutirão de limpeza nas margens do Urumari. A concentração será na Igreja de Frei Rainério, com saída às 8h30 para as pontes da Rodovia Curuá-Una, Rua Sol Nascente e Av. Dom Frederico. 

Ufopa promove ciclo de palestras "Os Golpes na História e o ano de2016"
O Curso de História da Ufopa promove o Ciclo de Palestras "Os Golpes na História e o ano de 2016", destinado aos alunos do curso e aberto à comunidade acadêmica e à sociedade em geral. A programação ocorrerá nas tardes dos dias 11, 13 e 15 de junho no auditório HA1 do Instituto das Ciências da Educação (Iced), das 14h às 18h. O evento tem como objetivo discutir a ideia de golpe numa perspectiva histórica e historiográfica, abordando contextos específicos.

Seminário sobre didática nos anos iniciais do ensino fundamental
Nos dias 12 e 13 de junho, a turma de Pedagogia 2014 da Ufopa realiza o I Seminário “Desafios e possibilidades didáticas nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, voltado a profissionais da educação básica, acadêmicos e comunidade em geral. O objetivo é reunir esse público para discussão e compartilhamento de experiências no campo do ensino nos anos iniciais do ensino fundamental. A programação terá palestras e minicursos voltados à temática e será desenvolvida no auditório Wilson Fonseca e em salas de aula da Unidade Rondon.

Ufopa recebe fotografias e poesias para exposição sobre Santarém
Para comemorar o aniversário da cidade de Santarém, a Ufopa irá realizar uma programação especial de 18 a 22 de junho de 2018: fotógrafos e poetas, profissionais e amadores são convidados a participar da exposição fotográfica e da “Tarde de Poesia” em homenagem aos 357 anos da cidade. A ação é da Diretoria de Cultura, vinculada à Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce). Para participar, os interessados devem se inscrever de 4 a 11 de junho de 2018 pelo formulário online disponível aqui. As obras devem ser autorais e valorizar aspectos culturais, históricos, arquitetônicos, naturais e sociais da cidade de Santarém. Não há limite de fotografias ou poesias por participante.

Ufopa oferta curso básico de manuseio em estações sismológicas
O Laboratório de Estudos Sísmicos e Sismológicos da Amazônia (Lessam) e o projeto de extensão “Patrimônio Histórico Arquitetônico e Geológico: Iniciativas da Divulgação e Conscientização através da Educação” da Ufopa promovem minicurso sobre manuseio de estações sismológicas, de 7 a 9 de junho de 2018, na Unidade Tapajós.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp