23/05/2018 às 17h37min - Atualizada em 23/05/2018 às 17h37min

Greve dos caminhoneiros entra no 3º dia e causa reflexos no país

Paralisação afeta 23 estados brasileiros mais o Distrito Federal; Correios suspenderam entregas agendadas do Sedex em todo o país, postos ficam sem gasolina e supermercados estão desabastecido

Inf: ABC, G1, Estadão
Por: Walmir Ferreira
Foto: Agencia Pará
BRASIL - Pelo 3º dia seguido, nesta quarta-feira (23), caminhoneiros continuam protestando em rodovias federais e estaduais, além de vias importantes em 23 estados do país mais o Distrito Federal. Alguns atos ocorrem diante de refinarias, impedindo a saída de caminhões-tanque.

Pará

Após dois dias de paralisação, os supermercados já começam a ficar desabastecidos, além de outros serviços. Os caminhoneiros decidiram liberar totalmente o trânsito na rodovia BR-316, em Benevides, região metropolitana de Belém, depois que a Justiça Federal determinou a retirada dos veículos que estavam bloqueando parcialmente a via. A negociação foi feita pela Polícia Rodoviária Federal.
No Pará, os caminhoneiros estão reivindicando:
  • Estabilização do valor do diesel para compensar os aumentos recentes;
  • Elaboração de planilha do custo operacional dos caminhões;
  • Proposta de aumento nos fretes e o fim do frete retorno;
  • Mais estrutura nas empresas.


Veja os principais reflexos da paralisação no país:

"A redução é esmola", disse o presidente da Cooperativa Nacional dos Transportadores Autônomos, Fabrício Melo, em vídeo divulgado pelo portal Benevidense.
Melo disse que a redução é uma "demagogia baseada na diminuição do valor do dólar que não compensa as perdas causadas pelos aumentos do diesel".
Para ele, o valor do frete também é um problema para os transportadores. No Pará, os motoristas acabam tendo prejuízos em serviços prestados das regiões sudeste e sudoeste para a região metropolitana. "Na volta, o motorista acaba tendo que dar carona para a carga do empresário. Tem que acabar com o frete retorno. O mesmo valor que vem tem que o mesmo do retorno porque há custos para o caminhoneiro". 


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