19/04/2018 às 11h54min - Atualizada em 19/04/2018 às 11h54min

Espaço do Empreendedor integra serviços e moderniza os atendimentos aos usuários

Órgão recém-inaugurado pela Prefeitura de Óbidos é referência na aplicação de políticas públicas de assistência social.

Por: Érique Figueirêdo – ASCOM/PMO
Fotos: Mauro Pantoja – ASCOM/PMO

ÓBIDOS - Integrar serviços essenciais para a garantia dos direitos dos cidadãos obidenses com agilidade, eficiência e tratamento humanizado. Essa é a nova realidade encontrada por quem procura atendimento no Espaço do Empreendedor, órgão entregue à população de Óbidos, no oeste do Pará, na última sexta-feira (13).

Desde a inauguração, o espaço coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) atende aproximadamente 100 usuários diariamente de várias localidades do município e até de outras cidades da região.

Os serviços mais procurados são os de emissão de carteira de identidade, carteira de trabalho, cadastro no Sistema Nacional de Emprego (Sine), inclusão no programa CredCidadão que oferta crédito para pessoas que estão no mercado de trabalho ou pretendam iniciar uma atividade.

A sala do empreendedor é uma das grandes novidades do espaço. Pensada para assessorar empreendedores em todos os níveis, o local é uma referência no setor e coloca em prática uma das grandes vertentes da atual gestão da Semdes que tem, por meio de vários projetos, impulsionado o empreendedorismo em Óbidos.

Segundo a titular da Semdes, Izalina Silva, o espaço foi pensado para desburocratizar os serviços com atendimentos de qualidade realizados simultaneamente. “Além de desburocratizar os atendimentos, facilitando o acesso das pessoas a esses serviços importantes, disponibilizamos aqui a oportunidade de emprego com o Sine, de captação de crédito no posto de atendimento do CredCidadão e de abertura de novos negócios ou aperfeiçoamento dos já existentes com a sala do empreendedor. Ou seja, estamos fazendo muito mais que uma simples política pública de governo. Estamos dando oportunidade real para que as pessoas empreendam e mudem a sua própria realidade”, disse.

Agilidade – Para evitar longas filas e usuários pernoitando em frente ao órgão para garantir atendimento, uma nova metodologia foi implantada para as grandes demandas. Agora, os serviços de emissão de carteira de trabalho e carteira de identidade são agendados. O novo mecanismo permite atendimento para toda a demanda com tranquilidade e comodidade.

O primeiro lote de carteiras de trabalho emitido em Óbidos após seis anos da suspensão da emissão do documento, foi entregue na semana passada. A estudante Nataly Jaine, foi uma das primeiras a receber o documento impresso e comemorou a conquista. “É muito importante ter esse atendimento aqui. É uma nova oportunidade para mim e outros jovens que estão a procura de emprego e antes tinham dificuldades porque não tirava a carteira de trabalho em Óbidos”, comemorou.

O prefeito Chico Alfaia destacou o retorno da emissão da carteira de trabalho como o grande avanço da nova fase dos serviços ofertados à população obidense na área da assistência social. “É uma conquista muito significativa para nós. Com esse avanço a nossa população deixa de gastar dinheiro pra tirar a sua carteira de trabalho em outra cidade. Agora o cidadão obidense tem um espaço digno, pra ir em busca de seus direitos, pra empreender e crescer, pra melhorar a sua vida”.

Estrutura – O Espaço do Empreendedor está alocado em um prédio moderno e bem localizado no bairro de Lourdes, em uma das principais vias da cidade. A nova localização facilita o acesso não só dos usuários do meio urbano, como também, dos moradores das áreas de várzea e terra firme que diariamente procuram o órgão.

Agregando serviços de cinco instituições, distribuídas em boxes modernos com funcionários capacitados, o Espaço do Empreendedor atende uma demanda mensal de aproximadamente 688 atendimentos no geral.

“A nova metodologia e a modernização dos nossos atendimentos deu um grande salto de qualidade na prestação de serviço à nossa população. Temos uma preocupação muito grande com a humanização dos nossos atendimentos e os funcionários daqui estão atentos para esse aspecto. A população já sentiu essa diferença e cada vez mais tem nos procurado”, relatou a coordenadora do espaço, Dulcilene Rocha.

O prédio pode ser usado também para sediar oficinas e cursos de capacitação que serão ofertados ao longo do ano em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) e outras instituições parcerias.

Serviço – O Espaço do Empreendedor funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 14h, para atendimentos ao público, e de segunda a quinta-feira para emissão de documentos. O órgão está localizado na Rua Dr. Picanço Diniz, nº 166 – bairro de Lourdes, próximo a escola Duque de Caxias.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp