22/03/2018 às 21h33min - Atualizada em 22/03/2018 às 21h33min

Seis municípios do Baixo Amazonas recebem equipamentos para gestão ambiental

Publicado Por: Walmir Ferreira
Por Thays Del Rosario

Foto: Agencia Pará

OESTE-PA - Os municípios de Almeirim, Belterra, Juruti, Mojuí dos Campos, Monte Alegre e Oriximiná, pertencentes à Região do Baixo Amazonas, estiveram entre os 60 municípios que receberam do Governo do Estado, nesta quinta-feira, 22, diversos equipamentos para apoiar as ações de fiscalização ambiental, realizadas pelas secretarias municipais de meio ambiente, com o objetivo de reduzir o desmatamento em todo o Pará e aumentar a área inserida no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Programa Municípios Verdes (PMV), no Hangar- Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.  Na ocasião, foram distribuídas 68 caminhonetes, 99 notebooks, 21 projetores multimídias, câmeras digitais, somando um investimento de R$88 milhões.

Durante o evento foram apresentados dois novos sistemas de gestão ambiental, o LDI – Sistema de Alerta do Desmatamento, criado a partir do “Projeto de Olho na Floresta”, e a Plataforma Simples Ambiental. O primeiro irá contribuir para a atuação dos técnicos e a identificação de áreas desmatadas e o segundo para aumentar o licenciamento ambiental rural.

"Agora teremos municípios equipados para trabalharmos com a meta de atingir o desmatamento líquido zero, que nada mais é do que aumentar a produção, melhorando a qualidade do uso da terra, mas sem expandir destruindo a floresta. Hoje, nossa área aberta no Pará é muito extensa e precisamos melhorar a qualidade de seu uso. Entregamos esses veículos para consolidar nossa parceria com os municípios e me sinto muito feliz com isso, em dar condição de sustentabilidade os municípios paraenses", declarou o governador Simão Jatene.

O secretário de Meio Ambiente do Pará, Thales Melo, explica de que forma os novos equipamentos entregues, junto com o avanço tecnológico, podem ajudar na redução dos problemas ambientais. “O Projeto de Olho na Floresta é uma ferramenta de gestão, que vem para fortalecer a atuação aos municípios nesses casos. A plataforma foi disponibilizada para cada um deles para que possam se interligar com o nosso CIMAM. Enviaremos os alertas e agora, com a entrega dos carros e outros equipamentos, eles terão capacidade de ir até o local, registrar o acontecido, fazer fotos e se conectar conosco para repassar os dados via sistema, conquistando uma atuação mais eficaz”, acrescentou.

Todos os municípios beneficiados com os equipamentos fazem parte do Programa Municípios Verdes e que atingiram as metas propostas. Atualmente, 121 fazem parte do programa e 75 assumiram o compromisso de reduzir o desmatamento e aumentar a área inserida no CAR, assinando pactos com o Governo e a população.

O Programa – Até 2017, o Municípios Verdes realizou 4.884 Cadastros Ambientais Rurais e ainda mobilizou mais de 30 mil pessoas em uma campanha educativa, para sensibilizar a população rural acerca da Política de Regularização Ambiental, principalmente nos temas do Cadastro Ambiental Rural (CAR), Combate ao Desmatamento e o Programa Municípios Verde.

O Município Verdes iniciou suas atividades em 2014, com duas metas: a de consolidar o Cadastro Ambiental Rural em 100 municípios paraenses e a de apoiar o fortalecimento da gestão ambiental de 34 municípios no Pará para a Verificação do Desmatamento em Campo e a realização de Licenciamento Ambiental Rural.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp