17/03/2018 às 20h25min - Atualizada em 17/03/2018 às 20h25min

Reabertura do Parque do Utinga reafirma compromisso do Governo com a preservação ambiental

Por Lidiane Sousa

PARÁ - O som da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, entre outras atrações culturais, marcou a reabertura oficial do Parque Estadual do Utinga (Peut), em Belém, na tarde desta sexta-feira (16). O novo espaço de lazer do Estado representa um investimento de cerca de R$ 36 milhões que possibilitou uma reestruturação especial para receber, de forma segura e adequada, praticantes de esporte ou aqueles que buscam apenas contemplar a natureza. A cerimônia contou com a presença do governador Simão Jatene, parlamentares, prefeitos da região metropolitana, entre outras autoridades. A programação segue neste sábado (17), com uma grande caminhada ecológica.

“Este é um momento muito importante. Esse é o tipo da obra que simboliza a relação entre os homens, e entre os homens e a natureza. Ela foi construída com muitas mãos e muitos corações, e com o imposto que cada paraense paga. No momento em que o país vive histórias tão tristes e o mundo um tempo de profunda intolerância, essa é uma obra que faz a apologia à celebração da vida", afirmou o governador.

 O Peut possui uma área de 1.393,088 hectares, que equivale a 1.340 campos de futebol. Nela é possível encontrar representantes de várias espécies da fauna e flora amazônica, entre elas mais de 200 espécies de aves e a maior biodiversidade de peixes em parques em todo o mundo, com 90 espécies de peixes catalogadas. O espaço ainda mantém uma grande quantidade de insetos, além de mamíferos como preguiças e capivaras e répteis como tartarugas, jacarés e serpentes. A administração é feita pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio). 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp