01/02/2018 às 23h23min - Atualizada em 01/02/2018 às 23h23min

Em Oriximiná, projeto inovador poderá abrir caminhos com oportunidades, para adolescentes e jovens.

Idealizado por um Obidense, a proposta do projeto além da inclusão social com a formação do cidadão é dar aos jovens a oportunidade do primeiro emprego e grau de instrução.

Por: Walmir Ferreira
Fotos: Arquivo projeto TSA

ORIXIMINÁ – Na correria diária, poucos dispõe de seu tempo para se dedicar a um trabalho social, ou ajudar pessoas a enfrentar desafios, tarefa não muito fácil, principalmente quando se trata de adolescentes e jovens, que ainda estão para descobrir uma vocação, ou um caminho a seguir. Muitos traçam caminhos na busca da felicidade, quando são recrutados por pessoas que atuam de forma ilícita e prometem a esses jovens um mundo de facilidades, quando se deparam estão praticando ilicitudes um caminho perdido e muitas vezes sem volta.

Acreditar que o Brasil precisa de bons cidadãos, na busca de um futuro melhor, foi nessa certeza e com esse objetivo que Santana Silva, natural de Óbidos no Pará, resolveu arregaçar as mangas e chamar para si um pouco da responsabilidade criando o Projeto STA.

O projeto irá trabalhar como escola de futebol, em várias categorias, o curioso que o principal requisito para fazer parte, não é saber jogar futebol! Isso se ensinará dentro do projeto, mas disciplina, respeito, pontualidade, frequência escolar entre outros. Lá irão aprender conceitos e praticar cidadania, participando de palestras e cursos.

Santana, já foi jogador de futebol profissional atuando em grandes clubes do Brasil, como Ituano e São Bento de São Paulo e também no São José de Macapá entre os times amadores jogou por muito tempo no Obidense FC em Manaus, onde morou por alguns anos.

Previsão de inicio

O projeto tem previsão de iniciar em abril de 2018 na cidade de Oriximiná, no oeste do Pará em contrato de parceria com JOÃO FERRARI, cedendo o espaço e a estrutura (campo de futebol do Petrópolis FC) Travessa Gabriel Guerreiro, Bairro Santíssimo.

Parceria educacionais e primeiro emprego

Em sua busca por apoio, já conseguiu parceria com entidades educadoras, firmando contrato de parceria com a UFOPA, programa particular de bolsas limitadas e concorridas, 5 vagas cedidas ao projeto.

Contrato de Parceria com gestor da UNOPAR, 2 (duas) bolsas anuais e parciais.

Contrato de Parceria Interestadual com Reitoria do IFAM, programa particular 2 (duas) ou mais vagas cedidas ao projeto. O processo está em análise de aprovação. Assim como SENAI-AM está em curso de aprovação também.

Em reunião com diretora acadêmica da CETAM, mais uma promessa de parceria, praticamente tudo certo. Futuras parcerias com Colégio PITAGORAS, polo Oriximiná.

Segundo seu idealizador: “A intenção é inaugurar em abril um escola de futebol em três categorias, de 11 a 19 anos, que prioriza a formação do cidadão através do esporte. Para isso estamos elaborando seu próprio programa de atividades e conta com parcerias educacionais dentro e busca fora do estado. Não obstante o projeto visa a questão primeiro emprego (menor aprendiz) através de contato com Samsung, Semp TCL e BIC. A intenção é dar oportunidade de empregabilidade e estudo aos garotos que seguirem as diretrizes da escola, priorizando o estudo, o seu desempenho escolar, bem como a participação nas tarefas da própria escola”.

O projeto já conta com dois instrutores Aladin Moura e Claudio de Souza que estarão nessa luta no desenvolvimento de novos cidadão.

Silva pretendo ir mais longe e já tem os contatos com o time de futebol paulista Ituano: “Paralelo a isso, num 2° plano, um pouco mais distante, a depender do tempo e dos recursos que podem entrar, depois de aprovada os orçamentos de impulso ao projeto e de manutenção ao mesmo, nós pretendemos revelar talentos da cidade e futuramente da região para a base do ITUANO FC SP, onde tenho contatos, meu ex-time de futebol. As portas estão abertas a partir de setembro ou outubro para testes na base do clube. Até lá o projeto deve estar melhor estruturado. Assim esperamos. Tudo é uma questão de tempo e recursos. Esperamos contar com apoio de todos”. Finaliza esperançoso.

No momento a prioridade no projeto é educação e 1° emprego, formar cidadão pelo esporte, mas se tudo ocorrer bem, irão trabalhar para enviar atletas ao Ituano - SP, e se passar nos testes disputam a copa São Paulo Jr do ano que vem. Uma coisa de cada vez, com o apoio das pessoas certas.

Santana Silva, está em Manaus, onde articula apoio de instituições e empresas já citadas acima, também conseguiu apoio da Torcida do Obidense FC em parte do material esportivo, participou na manhã de domingo (28) do programa As Melhores do Povo, onde teve a oportunidade de falar sobre seu projeto que será implantado na cidade de Oriximiná.

Para quem quiser maiores detalhes ou até mesmo conhecer, trabalhar ou ajudar o projeto segue o contato: (93)99121-9015


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp