23/01/2018 às 22h06min - Atualizada em 23/01/2018 às 22h06min

Em Manaus, conterrâneos se reúnem para propagar a cultura do Carnapauxis, que é orgulho do obidense como sendo o melhor do oeste do Pará.

O Carnapauxis é singular de Óbidos e patrimônio cultural dos obidenses, em Manaus existe uma preocupação em trazer para as novas gerações a cultura popular da cidade.

Por: Walmir Ferreira
Fotos: Walmir Ferreira - Portal Obidense

MANAUS – O sábado (20) foi bastante agitado na comunidade obidense em Manaus, pela manhã muitos acompanharam o glorioso Obidense FC no estádio da Colina, depois o encontro foi na oficina J Sena em uma brincadeira de carnaval organizado pelo proprietário Jonilson Sena que teve apoio de amigos.

Um lugar bem peculiar para uma brincadeira onde o obidense alegre como é, se sentiu bem à vontade para brincar como antigamente nos blocos de rua da terrinha.

O espaço ficou lotado, pessoas de vários bairros de Manaus, foram para pular carnaval, sem precisar pagar para entrar o ingresso era apenas um sorriso de bem-vindo, já estava apto a curtir atrações de peso como Dinho Rabelo, Fran Farias, Edmar e outros o carnaval rolou até a madrugada do domingo.

Antes da maisena começar a pintar os foliões de branco, entrou em sena o rei do Carnapauxis, o mascarado Fobó que se apresentou ao público, brincou e pouso para o registro fotográfico.

A animação passou por gerações, do jovem, esse trazido pelos pais para começarem a se familiarizar com o carnaval obidense e pessoas da melhor idade que fizeram até trenzinho no salão.

Uma brincadeira divertida e sadia, famílias inteiras aproveitaram para descobrirem o encanto da maisena, que serviu para deixar muitos foliões com o rosto totalmente coberto pelo pó da paz.  

Um encontro como esse serve para muitos colocarem em dia os papos, e reaproximar velhos amigos, o dia-a-dia dessas pessoas sempre é muito corridos e poucos tem o tempo para diversão, mas em um momento impar como esse ninguém quer deixar de participar.

Mesmo distante da terra querido, obidenses se unem, juntando forças para continuar cultivando a cultura de um povo e de uma cidade, lá em Óbidos, a ligação que a distância não será capaz de separar, paixão e amor pela sua cidade.

No dia 06 e dia 08, eles deixarão a capital Manauara e retornarão ao torrão obidense, para prestigiar e valorizar o Carnapauxis a festa do mascarado fobó.

Para ver todas as fotos CLICK AQUI


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp