06/01/2018 às 19h42min - Atualizada em 06/01/2018 às 19h42min

No Pará, 346 mil cadastros fraudados no Bolsa Família foram identificados segundo auditoria CGU. Prejuízo de de 1,3 bilhão de reais

Em Óbidos, não foi identificado nenhum caso, somente falta de atualização cadastral.

Elialdo Junior
Foto: Divulgação

PARÁ - Uma auditoria da Controladoria Geral da União (CGU) identificou 346 mil casos de fraudes no Bolsa família. O relatório foi divulgado na última quinta - feira (4) e alerta que mais de 2,5 milhões de famílias recebiam o benefício, mesmo sem se encaixar nos requisitos do Programa. Isso gerou um prejuízo aos cofres públicos de 1,3 bilhão de reais.

A Auditoria identificou 5,2 famílias, que tinham renda maior que dois salários mínimos (R$1. 874) e recebiam o bolsa.

No município de Óbidos, Oeste do Estado do Pará a Coordenação do Programa, que faz parte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social explicou em coletiva de imprensa que essa fraude não foi identificada no município, a pendência local requer atualização das informações no cadastro que devem ser renovadas a cada dois anos.

"Foi até bom a divulgação dessa Auditoria porque as famílias passam a ficar alertas com as informações prestadas no município. Não é só averiguação cadastral por renda, e sim por revisão cadastral. Ou seja, famílias que não atualizam seu cadastro, mais de dois anos, passam a ter o benefício bloqueado. Então, a nossa maior listagem aqui é por revisão cadastral." Explica a coordenadora do Cadunico no município de Óbidos, Lana Mara Pinheiro de Sousa.

No documento, divulgado pela Auditoria afirma que se as fraudes forem comprovadas, as famílias estarão sujeitas a "sanções legais, como devolução, impossibilidade de retornar ao programa por um ano, sem prejuízo de responsabilização criminal."

Os benefícios que foram encontradas fraudes tiveram o bloqueio pelo Ministério do Desenvolvimento Social.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp