28/12/2017 às 16h07min - Atualizada em 28/12/2017 às 16h07min

Bloco Unidos do Morro divulgou a letra da sua música para o Carnapauxis 2018.

Com o nome “Quem será”, o bloco homenageará uma das figura mais irreverente do Carnapauxis “Miguel Venâncio”.

Por: Rafaela Aquino
Fotos: Portal Obidense

ÓBIDOSO bloco carnavalesco do bairro de Fátima, antes Morro do Camelo, “Unidos do Morro”, que tem como ícone o “Mascarado Fobo”, o personagem principal do carnaval obidense e também é um dos guardião do tradicionalismo da cultura carnavalesca sua missão é manter sempre viva a ala dos fobós, homenageará, uma das maiores reverência do Carnapauxis, o folião Miguel Venâncio, que lembrado como se fosse uma lenda, mas que existiu de verdade entre as suas proezas saia em todos os blocos do melhor carnaval de rua do oeste do Pará, sempre caracterizado, Zorro e Mosqueteiro são as fantasias que mais lembra o grandes dançarino e todos os anos recebe homenagem de brincantes que se caracterizam de Miguel Venâncio pelas ruas da histórica cidade de Óbidos.

Miguel Venâncio era um senhor, que tinha o espírito Juvenil, que chamava a atenção nos carnavais de Óbidos do qual virou ícone.

Lembra Wanderley Brandão

“Na minha infância tive o prazer de viver o carnaval Obidense, bem tradicional onde tínhamos medo dos mascarados Fobós e suas bexigas... O macacão, a caveira, o bicho folharal e o duelo dos nossos carnavalescos Miguel Venâncio e Canela de Vidro, faziam um espetáculo à parte, com suas espadas... Certa vez acompanhando o bloco observei em minha frente as pessoas se afastando e fazendo uma roda para o duelo fantástico, Canela de Vidro e Miguel Venâncio, ficaram frente a frente aproximadamente uns sete minutos duelando com suas espadas, no final não tinha vencedor, tínhamos a alegria de ver os foliões extravasando e se contagiando pelo espetáculo... E o bloco seguia... e quando terminava, já queríamos que a semana passasse rápido, para vermos mais uma vez o duelo de Miguel Venâncio e Canela de Vidro”.

A música do bloco Unidos do Morro tem como nome “Quem será?”, de composição de Raimundo Edson Góis (Bacana), onde a mesma será interpretada pelo cantor obidense Marcos Cléi, a música  está sendo trabalhada e assim que estiver pronta a coordenação do bloco passará para o Portal Obidense, para ser distribuída aos foliões.

QUEM SERÁ?

Era o bloco do Carnapauxis

Quando a folia em vida visitou

Todos olharam admirados

O personagem que Ali se apresentou.

REFRÃO

Quem será?

Será o Miguel,

Atrás dessa máscara de papel?

Quem será o mascarado,

Será este o destemido fobó?

Ele rimpava uma bexiga de boi

E soprava um referi assim firiri

Estava vestido com um manto florido

E um capacete parecendo um cone de fitas

REFRÃO

Quem será?

Será o Miguel,

Atrás dessa máscara de papel?

Quem será o mascarado,

Será este o destemido fobó?

Neste dia a alegria brincou de mascarado nas ruas

Desse dia em diante

O morro é a própria folia

Para brincar, para sonhar, para cantar no Carnapauxis.       


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp