21/12/2017 às 19h28min - Atualizada em 21/12/2017 às 19h28min

Em Óbidos, foi lançado o projeto Plantio do Paraíso técnicas que transforma material descartado da natureza em produto decorativo

Por: Elialdo Junior
Fotos: Nethy Matos

ÓBIDOS - O salão de beleza "Lane", localizado na Travessa Lauro Sodré, bairro Santa Terezinha, cidade de Óbidos - Pará, foi palco para a exposição do Projeto "Plantio do Paraíso" na noite desta última quarta-feira (20). Amigos e convidados puderam observar de perto o trabalho feito pelas crianças e adolescentes assistidos pela Pastoral da Criança e do Adolescente e poder levar para casa vasos sustentáveis que vão ajudar na renda dos jovens.

"Eu venho com essa ideia deste sete anos atrás e aos poucos fui aprimorando. Buscando informações e oficinas que pudessem me auxiliar na realização de vasos a partir dos recursos naturais. Foi com a conquista de um lugar com tanta riqueza natural que decidi colocar em prática o projeto com a parceria da Pastoral e garantir uma renda para essas crianças e adolescentes." Explica Lane Silveira, Idealizadora do Projeto.

O Projeto "Plantio do Paraíso" surgiu no ano de 2017. Mas, as primeiras experiências foram iniciadas bem antes. Há pelo menos sete anos, a idealizadora do Projeto, Lane Silveira, já vinha desenvolvendo técnicas para reaproveitar recursos naturais como troncos de árvores, cuias e ouriços de castanha do Pará em vasos de plantas. A ideia deu certo e com seis meses de cursos e muita teoria os alunos do projeto colocaram em prática todo o conhecimento e o resultado foram vasos sustentáveis.

"Eu nunca pensei que fosse capaz de produzir vasos de troncos ou ouriços. Depois que pegamos a 'manha' foi fácil." Relata Lucas Santos, aluno do Projeto.

Assim como ele, outras crianças e adolescentes foram inseridos no projeto. São crianças e adolescentes assistidos pela Pastoral da Criança e do Adolescente com trabalhos na comunidade São José Operário, bairro Perpétuo Socorro.

O projeto vai continuar. Essa foi apenas a exposição dos primeiros trabalhos. Parte da renda ficará entre os alunos do projeto e a Pastoral. Uma ideia que reaproveita recursos da natureza e ajuda as novas gerações.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp