04/12/2017 às 18h15min - Atualizada em 04/12/2017 às 18h15min

Semed capacita professores e coordenadores pedagógicos para o PNAIC 2017-2018

Por: Jailton Santos e Érique Figueirêdo – ASCOM/PMO

Fotos: Odirlei Santos – ASCOM/PMO

ÓBIDOS - A Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na última sexta-feira (01/12), a formação dos facilitadores no âmbito municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – 2017/2018. O evento foi realizado na quadra da escola Dom Floriano Lowenau, e contou com a presença dos coordenadores do programa, educadores da rede municipal e de autoridades municipais.

O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, Estadual e Municipal. Em Óbidos, o projeto é executado por meio da Semed em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Pará – SEDUC.

Izanice Queiroz Rocha responsável pelo PNAIC, falou com serão desenvolvidos os trabalhos em Óbidos “Nesse ano estamos atendendo 316 cursistas: coordenadores pedagógicos, professores da educação infantil e professores dos anos iniciais 1°, 2° e 3° ano do ensino fundamental. O PNAIC visa trazer aporte teórico e aporte prático, possibilitar a interação aos professores, pra que a luz de tudo isso, ou juntando todos esses fatores, o professor ele tenha cada vez mais clareza e esteja mais instrumentalizado pra que ele possa agir pedagogicamente dentro da sua sala de aula, e agindo dessa forma ele tenha resultado melhores, e consiga fazer com que ao terceiro ano a gente consiga alfabetizar nossos alunos”, explicou.

Para o alcance desse objetivo, as ações do Pacto compreendem um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Essas ações foram complementadas por outros três eixos de atuação: Materiais Didáticos e Pedagógicos, Avaliações e Controle Social e Mobilização.

“O projeto ele foi bem-vindo pelos educadores, pois todos entendemos que a formação é sempre necessária para que possamos aprimorar nossas práticas pedagógicas. Todos os professores de educação infantil estão participando em busca de novas experiências para que possam levar para suas salas de atividades”.

Os próximos passos são as formações em 2018. Até o mês de maio serão 4 formações previstas, no início do ano letivo será apresentado o cronograma das demais formações.

O prefeito em exercício, Isomar Barros, participou do evento e destacou a importância da formação dos profissionais de educação por meio do Pacto. “Nós nos vemos no dever de trazer essa formação aos professores, para que eles possam levar esse conhecimento qualificado para as nossas crianças, e assim com certeza, construir um embasamento melhor para o futuro da educação desses alunos. Hoje a Semed está de parabéns, assim como a equipe pedagógica, a coordenação do Pnaic, todos estão de parabéns por dar possibilidade aos professores de uma formação melhor quanto a alfabetização”.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp