01/12/2017 às 16h06min - Atualizada em 01/12/2017 às 16h06min

O dia 1° de dezembro é considerado o Dia Mundial de Combate à AIDS.

Nessa segunda fase, mergulhadores irão passar os cabos para desemborcar o empurrador e também irão envelopar para concluir a reflutuação e colocar em uma balsa tipo dique.

Por: Elialdo Junior
Arte: Organização Mundial da Saúde

ÓBIDOS – Nesta sexta-feira (01) completa 121 dias do acidade que envolveu um navio cargueiro mais um comboio de balsas da empresa Bertolini, desse acidades 9 pessoas estão desaparecidos e tudo indica que estão dentro do rebocador que foi a pique.

Vários órgão do governo envolvido entre eles Marinha do Brasil e Capitania dos Portos, para avaliar o plano de regate que as empresas apresentavam para retirada da embarcação do fundo do rio.

Em quanto o tempo passava famílias das vítimas pediam ao governos providencias, formaram uma comissão e elegeram um representante para acompanhar tudo o que se decidia em relação as ações tomadas. Acampados próximo do local, a mais de 17 dias parentes acompanham os trabalhos, contentamento e descontentamento a cada ação, faz com que, cada dia seja comparado a uma eternidade.

Mas a empresa Smith, finalmente a 4 dias atrás conseguiram então capturar o rebocador e traze-lo a superfície, porém o trabalho mais demorado e minucioso foi colocado em prática. Muitas perguntas e muitas respostas, mas na prática não parecia funcionar, mas hoje parece que tudo deu certo.

O Portal Obidense vem acompanhando detalhes e divulgando imagens dos trabalhos, nesse meio tempo “acompanhado” o drama daqueles que perderam alguém que acreditam estar dentro da embarcação, ansiedade, sofrimento e duvida, não tiram a esperança de cada membro da família, que sofrem com a demoram de chegar ao final desse episódio que mais uma vez entra para história de muitos acidentes no rio Amazonas.

Nesta sexta-feira (01) de dezembro, finalmente a empresa Smith, passa da etapa 1 e inicia a etapa 2 que faz parte do Plano de reflutuação, mergulhadores irão ao rebocador, para fazer avaliações e concluir o envelopamento para trazer a superfície sem perca nem danos.

Hoje tivemos as informações sobre essa segunda etapa em entrevista exclusiva com o delegado Dilermano Dantas no local do resgate: “O que temos a informar com relação ao plano de resgate, como eu sempre tenho informado é muito cauteloso... a demora é em relação a cautela para que não se tenha nenhuma perda do que tem dentro do empurrador, já está montado o segundo equipamento para iniciar a tentativa de revirar o empurrador ainda hoje, se a missão for completada com êxito, provavelmente amanhã sábado (02) a empresa inicia o envelopamento da embarcação com a rede e daí passar outros cabos, para que se consiga até domingo pela manhã reflutuar o rebocador e colocar encima da balsa”.

Segundo o delegado a dada estimada para reflutuação, que anteriormente estava marcada para segunda, poderá acontecer neste domingo (03), devido ao êxito do plano 1 caso consigam desemborcar o rebocador.

“Esses planos são passados para a Marinha do Brasil, após aprovação é colocado em prática, igualmente para Capitania dos Portos, se até o final do dia eles conseguirem desvirar o empurrador com êxito, então provavelmente domingo colocaremos ele na balsa, finalizando o içamento total da embarcação”. Finalizou Dantas

Quando o rebocador foi retirado do solo marinho, ouve um pequeno vazamento de óleo, que foi controlado de imediato, pois a quantidade foi pequena uma mancha menor que uma.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp