28/11/2017 às 18h48min - Atualizada em 28/11/2017 às 18h48min

Juiz da comarca de Óbidos fala ao Portal Obidense sobre o cadastramento Biométrico em Óbidos. Desmente boatos.

Por: Elialdo Junior
Por: Elialdo Junior - MM. Juiz da Comarca de Óbidos, Dr. Clenilton Salomão.

ÓBIDOS - A dúvida que pairava sobre prazos para recadastramento Biométrico na Comarca de Óbidos, Oeste do Pará, foram compartilhados em alguns grupos de redes sociais. Para sanar as dúvidas do eleitor o Portal Obidense obteve com exclusividade uma entrevista com o MM. Juiz da Comarca de Óbidos, Dr. Clenilton Salomão.

"Existem muitas informações falsas que transitam nas redes sociais, em grupos de aplicativos, tudo fake, não são verdadeiras." Diz o Juiz.

Não existe prazo para quem vai cadastrar a sua biometria no Cartório Eleitoral. Não existe punição para o eleitor que não vai cadastrar porque não é, ainda, obrigatório o cadastro da Biometria para as próximas eleições (2018).

"Ainda não é obrigatório, mas o eleitor que conseguiu cadastrar sua biometria irá votar nesse novo sistema. Ele será identificado pela biometria. Mas, aquele que não conseguiu cadastrar sua biometria, para as eleições de 2018 vai votar da forma tradicional." Explica o Juiz Clenilton Salomão.

O eleitor, esse segundo caso irá levar um documento de identificação com foto e o título de eleitor. Os eleitores que efetuaram o cadastro da biometria serão identificados pelo método digital.

Contudo, não há prazo para que haja o cadastro biométrico. Se o eleitor não o fizer não sofrerá penalidades. A obrigatoriedade só será feita para as eleições de 2020.

Atendimento Cartório Eleitoral

O atendimento ao eleitor no Cartório Eleitoral do município de Óbidos, localizado na rua Dom Floriano, Centro, em frente ao Sesc Centenário será das 08 às 14 horas de segunda a sexta. O atendimento é limitado a 90 senhas diárias. No período de recesso que irá de 20 de dezembro o Cartório irá funcionar de 09 às 14 horas.

Documentos Necessários

Os documentos necessários são identificação com foto como Carteira de Trabalho, Identidade, CNH, o título de eleitor e comprovante de residência.

O que é a Biometria?

É um procedimento que visa tornar mais segura a votação. É sabido que existe muita fraude, ainda, nos dias de hoje, de eleitores que votam por outros, casos de eleitores que falsificam documentos para votar por outros. O sistema de eleição é um sistema padrão, um paradigma mundial sendo que muitas democracias buscam o modelo brasileiro para aplicar em eleições pelo mundo.

"A biometria vai servir para ser mais um mecanismo de segurança para que a gente saiba que a eleição Seja feita de forma correta, honesta e com lisura. Evitando que pessoas votem no lugar de outras." Explica o Juiz Clenilton Salomão.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp