24/11/2017 às 09h12min - Atualizada em 24/11/2017 às 09h12min

Tipo sanguíneo mais atraente aos Mosquitos?

Por: Elialdo Junior
Foto: Arquivo Portal

ÓBIDOS - Uma parcela da população já deve certamente ter se questionado quanto à procura dos carapanãs (mosquitos) mais por certas pessoas do que outras. Será que há uma preferência dos mosquitos por um tipo de pessoa ou até mesmo tipo sanguíneo?

De acordo com um estudo feito em ambiente controlado e divulgado por vários veículos de comunicação social na Internet os pernilongos tendem a procurar mais por pessoas do tipo sanguíneo O.

A pesquisa não sabe dizer qual o motivo da suposta preferência, mas cientistas teriam acreditado ser por conta da quantidade de sacarídeos (açúcares) eliminados pela pele.

A pesquisa foi contestada pelo enfermeiro Moisés Portela, funcionário da secretaria municipal de Saúde de Óbidos - Pará.

"Se for o Aedes Aegypti não tenho informações quanto a esse tema. Ainda não ouvi falar se o mosquito tem preferência a determinado tipo sanguíneo." Disse Moisés.

Os pesquisadores, nas matérias veiculadas, teriam descoberto que, com base em outros genes, oito em cada dez pessoas secretam um sinal químico através da pele que indicam qual tipo de sangue eles carregam.

"Nas bibliografias só fala que os mosquitos precisam de sangue para realizar a produção de ovos. Mas, preferência por tipo sanguíneo isso não diz nada." Completou Moisés.

De acordo com cientistas, os pernilongos também são mais atraídos para os secretores do sinal do que pelos não-secretores, independentemente do tipo de sangue.

Portanto, mito ou não o ideal é sempre se proteger das ferroadas, mesmo os que não são do tipo O.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp