23/11/2017 às 16h41min - Atualizada em 23/11/2017 às 16h41min

Prefeitura de Óbidos revitaliza sistema de abastecimento de água da comunidade Liberdade

Moradores da comunidade localizada na região do Paraná de Baixo, estavam há mais de três meses sem água nas torneiras.

Por: Érique Figueirêdo – ASCOM/PMO
Fotos: Divulgação – ASCOM/PMO

ÓBIDOS - Sem água encanada há mais de três meses, moradores da comunidade Liberdade, localizada na região do Paraná de Baixo, área de várzea do interior do município de Óbidos, oeste do Pará, voltaram a receber água encanada nesta quarta-feira (22), nas 15 residências atendidas pelo sistema de abastecimento da comunidade. O retorno do serviço só ocorreu após uma intervenção da Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento, Urbanismo e Infraestrutura (Seurbi).

Foram realizados os trabalhos de recuperação da fiação elétrica do motor de luz que alimenta a bomba d’água, além da recuperação e ampliação de parte do encanamento do sistema de distribuição que, com o período da seca, se tornou insuficiente para chegar até bomba que está fixada no rio Amazonas a cerca de 500 metros da central de distribuição.

A reativação do sistema foi comemorada pelo pescador Clenildo Pereira que é o responsável pela

operação do motor de luz. Segundo ele, os moradores que não possuem bomba, eram obrigados a pegar água em baldes no meio do rio. “Era um sofrimento muito grande pra gente aqui. As vezes tinha que atravessar pro outro lado de rabeta pra pegar água ou então, já que tá muito seco, tinha que ir andando até a parte que a água tá melhor desse lado, pra levar água pra casa”, relatou.

Na oportunidade o prefeito em exercício, Isomar Barros, acompanhando dos vereadores Carlos Guimarães (PSDB/PA), Nivaldo Aquino (PTN/PA), e Valdo Amorim (PR/PA), acompanharam os trabalhos e conversam com os moradores para conhecer um pouco mais das necessidades da comunidade e definir ações que possam atender as demandas apresentadas.

“Estamos retornando à comunidade não só para recuperar o sistema de abastecimento de água, mas para conversar com os moradores e ver de que forma podemos melhorar a realidade deles. Por isso fiz questão de vir com nossos vereadores que atuam como lideranças nessa região”, disse Isomar Barros.

Localizada na divisa dos municípios de Óbidos e Curuá, a comunidade Liberdade é a última do território obidense na região do Paraná de Baixo. No período mais rigoroso do verão amazônico os ribeirinhos sofrem com as dificuldades de locomoção e a escassez de água.

“Conhecemos a realidade desse povo e por isso fizemos esse pedido juntamente com o vereador Carlos para solucionar esse problema da água aqui. Mesmo com as dificuldades financeiras a prefeitura nos atendeu e hoje além de revitalizar esse sistema, estamos conversando com os moradores pra encontrar o caminho da solução de outras demandas daqui”, falou o vereador Nivaldo Aquino.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp