20/11/2017 às 14h35min - Atualizada em 20/11/2017 às 14h35min

Aconteceu na escola municipal Dr. Raymundo Chaves o projeto “Gincana Cultural: Um olhar de respeito e valorização a cultura Afro-brasileira”.

Com informações: Prof: Carlos Vieira
Por: Walmir Ferreira

Fotos: Carlos Viera - Escola Municipal Dr. Raymundo Chaves - Gincana Cultural

ÓBIDOS – Nesta segunda-feira 20 de novembro é comemorado em várias cidade do Brasil o dia da Consciência Negra. A escola Dr. Raymundo Chaves, que fica no bairro da Cidade Nova em Óbidos, no oeste paraense, aproveitou o momento para desenvolver o projeto: “Gincana Cultural: Um olhar de respeito e valorização a cultura Afro-brasileira”.

A escola Dr. Raymundo Chaves, vem se destacando com vários projetos que envolvem alunos e comunidade, aproveitou a data para elaborar trabalhos desenvolvendo o pensamento do aluno com temas que possam despertar ainda mais a sua educação e o respeito com a adversidade do local onde vivem.

Segundo o professor Caros Vieira, que nos informou, do objetivo geral da gincana e que a proposta da ação foi das professoras, Crisluane Cruz Rodrigues e Orlene Uiara de Sousa Santos, com o a particpação da comunidade intra e extra-escolar: “Um olhar de respeito e valorização a cultura Afro-brasileira. O objetivo Geral é sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da valorização das raízes afro-brasileira na formação da identidade cultural de nosso pais, fortalecendo os quatro pilares que conduzem o ensino e a aprendizagem da escola: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser”.

Alunos da escolas e grupos convidados fizeram apresentação, um dos pontos forte exatamente pela data em questão, foi as apresentações das “Belezas Negras” em desfile educacional realizado pelas alunas da instituição, chamou a atenção dos presentes pela originalidade, beleza e simpatia (ver foto no final da matéria).

O Dia da Consciência Negra é celebrado neste 20 de novembro. A data faz referência ao dia da morte do líder negro Zumbi dos Palmares. A data foi incluída no calendário escolar como Dia da Consciência Negra em 2003, quando foi instituído o ensino da história e cultura afro-brasileiras nas escolas. Em 2011, a lei 12.519 criou a comemoração do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, mas não instituiu o feriado.

Ou seja o feriado não é em todo o país e sim em cidades e estados que tem suas próprias leias instituído dia 20 como feriado.

Em outro projeto, a escola estadual Dr. Raymundo Chaves, recentemente surpreendeu muitos obidenses residentes em outras cidades do Brasil, com a ação educacional e prática do projeto “Praia limpa, ambiente saudável” em matéria publicada neste Portal, no dia 10 do corrente.

Leia também: Praia limpa, ambiente saudável


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp