17/11/2017 às 11h39min - Atualizada em 17/11/2017 às 11h39min

IBGE Óbidos está realizando o Censo Agropecuário no município.

Por: Rafaela Aquino
Foto: Rafaela Aquino

ÓBODOS - Está acontecendo no meio rural do Município de Óbidos, o censo agropecuário, as pesquisas iniciaram no dia 01 de novembro de 2017.

Estão a campo 12, recenseadores, e segundo o diretor do IBGE de Óbidos, aproximadamente 1.000 estabelecimentos agropecuários, já tinham sido visitados até o dia 10 deste mês no município.

Em entrevista ao portal Obidense, o diretor do IBGE falou um pouco do objetivo do senso agro: “Fornecer informações atualizadas sobre os aspectos econômicos, sociais e ambientais das atividades agropecuárias, os resultados vão ajudar a definir as políticas voltadas ao setor para a próxima década. Quantos vivem no campo, como vivem e o que produzem são algumas das questões que estão sendo levantadas no novo censo, que deve traçar um perfil detalhado da atividade rural no Município”. Disse Moisés Matos.

O último censo agro foi em 2007, a dez anos atrás, Óbidos tinha 3.127 estabelecimentos agropecuários em uma área de 208.881, nesses dez anos muitas coisas mudaram no mundo do meio agropecuário brasileiro.

“É um setor muito dinâmico, incorporou muitas tecnologias, muitas inovações. E o censo agropecuário vai trazer esse retrato atual”, explicou Moisés.

Durante as pesquisas festas pelos recenseadores, cada produtor responderam a 42 perguntas básicas. Mas dependendo da diversificação da propriedade, esse leque de perguntas vai se abrindo, e elas podem passar de 100. Só assim será possível traçar um perfil detalhado da produção e das famílias que vivem no campo.

“Cabe resultar que só é um estabelecimento agropecuário toda unidade de produção/exploração dedicada, total ou parcialmente, a atividades agropecuárias, florestais e aquícola. Independentemente de seu tamanho, de sua forma jurídica (se pertence a um produtor, a vários produtores, a uma empresa, a um conjunto de empresas etc.) todo estabelecimento agropecuário tem como objetivo a produção, seja para venda (comercialização da produção) ou para subsistência (sustento do produtor ou de sua família). Ressaltou Moisés diretor do IBGE Óbidos.

As pesquisas irão até fevereiro de 2018, e no mês de março sairá a estimativa do município.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp