03/11/2017 às 19h46min - Atualizada em 03/11/2017 às 19h46min

No dia dos finados o movimento foi intenso no cemitério São João Batista

Por: Rafaela Aquino
Foto: Eury Silva

ÓBIDOS - Nem o forte calor que fez na cidade de Óbidos pela parte da manhã, de quinta-feira (02) feriado de finados, diminuiu a movimentação no cemitério São João Batista. Desde as primeiras horas do dia, o fluxo de pessoas já era intenso no único cemitério público da cidade, que fica localizado no Bairro de Santa Terezinha.

Segundo o senhor Paulo Victor (Diretor do Cemitério), aproximadamente 10 mil pessoas passaram pelo cemitério. Como ocorre tradicionalmente todos os anos, uma Santa Missa foi celebrada no período da manhã, pelo vigário da paroquia de Sant’Ana, Padre Davenir e pelo Frei Joel, como já é de tradição foi celebrada às 6h em frente à Capela de São João Batista, onde centenas de fiéis acompanharam a missa que foi rezada em intenção dos falecidos.

O movimento mesmo com o calor intenso foi constante no cemitério, os familiares e amigos aproveitaram para visitar os túmulos, fazer preces e deixar flores para quem já se foi. Outros acenderam velas entorno das sepulturas, enquanto se emocionaram e rezavam.

Já a tarde o calor foi substituído pela chuva que caiu por volta das 16:30 na cidade o que ocasionou uma redução no movimento, mais após a chuva o movimento voltou a ser intenso.

As 18h foi celebrada a segunda missa em intercessão dos finados, a mesmo foi de responsabilidade das paroquias de São Martinho de Lima e paroquia São Francisco e Santa Clara, onde reuniu centenas de fiéis.

Um dos túmulos mais visitados nesse dia foi o do o menino chamado José Savio De Sousa Benevides, que nasceu em 9/10/1941 e morreu em 23/11/47, conhecido pala população obidense por "Menino que faz milagres", durante a visita que nossa equipe fez no cemitério São João Batista, podemos observar dezenas de pessoas agradecendo ao menino palas graças alcançadas pelo seu intermédio. Lá conhecemos dona Adriana Soares, que nos relatou sua história: “A três anos, estava fazendo faculdade, ai passei por um momento muito difícil financeiramente e vim em Óbidos em um final de semana... resolvi vim até o cemitério pedi par ele me ajudar a terminar minha faculdade mesmo com a dificuldade que estava passando eu lhe traria um livro, e hoje graças a sua intercessão a Deus eu alcancei meus objetivos. Relatou dona Adriana.

Dona Maria Lucimar também relatou que teve graças alcançadas por intermédio do Menino Milagroso, e em agradecimento da graça lhe presenteou com uma bola e bombons.

Oportunidades

Além do momento de reflexão, de visitas ao seus antes queridos, essa data também é uma oportunidade para muitas pessoas que buscam uma renda extra em vários serviços como venda de terra branca, pinturas e limpeza das sepulturas, vendas de flores, velas entre outros produtos.

Lá estava Andersom Silva de 25 anos, que desde os 10 anos de idade todos os dias de finado, trabalha como pintor. “Desde criança que ganho meu dinheiro nesse dia, fazendo o trabalho de pinturas nos túmulos, desde segunda-feira estou aqui”.  Disse Anderson.

Segundo o mesmo desde o início da semana já tinha pintado aproximadamente 500 túmulos.

Andando mais um pouco pelo cemitério encontramos o Jonatas Santos (19 anos), ele que trabalha como padeiro em uma padaria da cidade, e tira esse feriado para ganhar uma renda extra abrindo letras em cruzes e túmulos. “Todo o dinheiro que ganhamos e bom e ainda mais quando é com nosso suor e por uma coisa que gosto de fazer, aprendi com meu pai que é pintor e através desse ensinamento hoje posso ganhar meu dinheiro”. Disse Jonatas Santos.

Registramos o local onde as vítimas do Navio Sobral Santos que afundou no Porto de Óbidos em 1981 foram enterrados. A maioria das sepulturas sem a cruz, lá não foi identificado quem está enterrado. Em nesse espaço não tinha ninguém.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp