02/11/2017 às 17h00min - Atualizada em 02/11/2017 às 17h00min

O dia de finados em Óbidos, iniciou nas primeiras horas da manhã com uma missa na capela que fica dentro do Cemitério São João Batista.

Por: Rafaela Aquino
Fotos: Eury Silva - Missa dos Finados em Óbidos - PA

ÓBIDOS- Foi com cânticos, orações, e saudade dos entes queridos, que dezenas de pessoas participaram da primeira missa ao dias dos finados, que iniciou as 6h da manhã desta quinta-feira (02), no único cemitério da cidade.

A celebração foi presidida pelo padre Davenir e Frei Joel, membros da paroquia de Sant´Ana, no cemitério São João Batista, localizado no bairro de Santa Terezinha, como acontece todos os anos, reunindo muitos fiéis que foram ao local lembrar e orar pelos familiares e amigos já falecidos.

O Dia de Finados é celebrado em todo o Brasil no dia 02 de novembro. Nessa data, missas são celebradas, especialmente na intenção das almas dos mortos. O dia é feriado nacional e conforme a tradição famílias inteiras vão aos cemitérios para visitar o local onde encontram-se sepultadas parentes e amigos.

O movimento de visitação no cemitério de São João Batista, na manhã desta quinta-feira de Finados, 02 de novembro, está sendo intensa, com a presença de diversas famílias percorrendo os túmulos para prestar homenagens, depositando flores e fazendo orações para seus familiares e amigos.

“Acho importante, aqui neste cemitério está enterrado o meu pai. Foi ele que me ensinou a celebrar o dia de finados e virou tradição”, afirma o aposentado Manoel Silva.

O costume de orar pelos mortos é uma realidade desde os primeiros tempos do cristianismo e foi conservado pelas comunidades cristãs. A criação da data deve-se a santo Odilon, que supôs que, do mesmo modo que havia um dia para a celebração de todos os santos, devia também haver um dia dedicado à celebração de todos os fiéis falecidos.

Tudo indica que a escolha de 02 de novembro, dia seguinte à comemoração de Todos os Santos, foi feita levando-se em conta que os mortos que não estavam colocados na lista dos santos canonizados tinham também a necessidade de orações. A Igreja oficializou a celebração em 1311 e, em 1915, Bento XV estendeu a solenidade a toda a Igreja.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp