01/11/2017 às 18h49min - Atualizada em 01/11/2017 às 18h49min

Mineração Rio do Norte foi pauta na seção de hoje na câmara de vereadores de Oriximiná, que alegam que a empresa não está contribuindo como deveria.

Por: Márcio Garcia
Fotos: Márcio Garcia

ORIXIMINÁ – Nesta quarta-feira (01). Alguns vereadores da cidade de Oriximiná no oeste do Pará, usaram a tribuna da casa legislativa para expressarem suas opiniões e descontentamento com a empresa Mineração Rio do Norte, que explora o minério naquela região.

A grande queixa dos vereadores é que a MRN, está deixando a desejar na parte social em relação ao cidadão Oriximinaense, segundo o vereador Tomé, não é por falta de lucro, pois isso está sendo satisfatório e que inclusive prometeu nas próximas seções da casa trazer o balanço da mineradora e apresentar o valor do lucro líquido.

Em entrevista ao Portal Obidense o vereador Tomé Vanzeller (PMDB) disse: “Estou no quarto mandato, já conheço, como funciona a mineração, não existe o ganha-ganha, ou seja é ela e somente ela, tudo aos seus interesse do município nada! Ela não está preocupada com a população... se está precisando de serviço da parte social, não... não está preocupada. Digo isso, porque já participei de muitas reuniões da mineração e sei como é.... hoje podem me chamar não participo mais. Uma vez nos levaram para verificar a recuperação do lago Batata, eles colocaram no meio da capim uma Garça empalhada (rs rs rs) só podíamos olhar de longe, então já sabemos a estratégia deles, eles estão tratando da vida deles, do lucro deles. Vou trazer nas próximas semanas o balanço para sabermos o lucro líquido o quanto eles ganharam.”

Já o vereador Zequinha (PSD), se antecipou e disse, “se fosse para dar uma nota em relação ao desempenho da mineração socialmente seria um ZERO bem grande”, o parlamentar se diz totalmente insatisfeito com o desempenho da MRN que está deixando a desejar dentro do município.

Zequinha também falou ao Portal Obidense: “Como legítimos representantes do povo de Oriximiná, fomos procurado por um diretor de uma escola onde nos apresentou um projeto de climatização de 3 escola que ele viu a necessidade para o município de Oriximiná. Nós vereadores entendemos que o projeto era de grande valia para o município e pedimos, tão somente através de um requerimento aprovado por esta casa de lei, para a Mineração Rio do Norte agendasse com a gente, uma visita para que nós pudesse apresentar o projeto, nem pedimos para eles fazerem o projeto, queríamos apresentar pelo menos e quem sabe contribuir porque não? Mas nos surpreendeu a resposta. Para nossa surpresa eles simplesmente nos disseram que não querem sabe nem do projeto. Pedimos apenas um agendamento. E já nos veio com a negativa... que nota daria para uma empresa dessa que está indo na contra mão da história?”

O vereador lembrou que na negativa deles, eles disseram estar dando apoio para preparar o plano de planejamento do município, mas que eu desconheço onde está sendo feito essas oficinas.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp