30/10/2017 às 17h25min - Atualizada em 30/10/2017 às 17h25min

18° Raid Alenquer- Curuá – A maior aventura sobre rodas da Amazônia mobilizou trilheiros e desbravadores sobre rodas.

Por: Eury Silva
Fotos: Eury Silva - Raida Alenquer - Curuá 2017

ALENQUER- CURUÁ - O 18º Raid Alenquer – Curuá, considerado um dos maiores eventos esportivos radical do oeste do Pará, aconteceu no final de semana, 27 e 28, e mobilizou milhares de pessoas da região que gostam de aventura radical, com muita adrenalina.

O evento como de tradição nos anos anteriores, era realizado na segunda semana de novembro, mas com as fortes mudanças climáticas que atinge a região (Vazante do rio) vem sofrendo nos últimos anos, o evento foi antecipado para o último final de semana de outubro.

A trilha do RAID liga as cidades de Alenquer e Curuá pelos campos de várzea, época do verão amazônico, quando o nível das águas do Rio Amazonas está mais baixo e as chuvas ainda não começaram.

O evento Off Road, já é considerado o maior evento esportivo radical do baixo amazonas e um dos maiores do norte do Brasil. É com esse pensamento que a população desses municípios definem o passeio ecológico que envolve trilhas por áreas de várzea em cima de veículos automotivos, entre os mais populares motocicletas e carros traçados, além de outros.

O evento acontece há 18 anos e ganhou adeptos do Brasil inteiro, são muitas as “caravanas” que chegam de vários cantos do país. Segundo um dos  organizadores, o secretário de Cultura e Esporte de Curuá , Neco, as perspectiva  deste ano foram superadas, e que o número de participantes chegaram a bater um novo recorde com mais de 15 mil pessoas no público geral e mais de 7mil motos e a proximamente mil veículos, aventureiros de quase todos os municípios da região, entre os principais: Prainha, Monte Alegre, Santarém, Altamira, Itaituba, Alenquer, Óbidos, Curuá, Oriximiná, Juruti, bem como de outros estados, como o Amazonas e da capital paraense Belém.

O trajeto do Raid, iniciou na manhã de sábado na cidade de Alenquer, que tem 60 km de extensão, é realizado nos campos que se formam no período da seca, na região de várzea, entre os dois municípios. Uma das marcas desse evento são os atoleiros ao longo do percurso, que tornam a trilha ainda mais emocionante. Esse ano com a grande seca na região, os atoleiros diminuíram, mas a emoção e a paixão do “raideros” não. Quando aparecia um trecho de lama pela frente, a satisfação era enorme.

“Não existe Raid sem lama. O bom de estar aqui é poder superar os desafios no caminho junto com as amizades”, afirmou o obidense e advogado Claudio Galate

Reencontrar antigas amizades ou mesmo simples conhecidos, durante o percurso é outra surpresa da trilha. Deixar para trás um veículo atolado é proibido no Raid e nessas horas a união sempre faz a diferença. Em trechos onde o tráfego de carros era mais complicado, não era difícil encontrar os participantes unidos fazendo um grande esforço para ajudar os veículos atolados de conhecidos ou até mesmo de desconhecidos, a prosseguir o seu caminho.

No iniciou da noite, os aventureiro começam a chegar na cidade de Curuá, e foram recebidos com uma mega   estrutura de Palco, Iluminação e som de primeira qualidade e várias atrações músicas, entre elas: Forró dos Top`s do distrito do Flexal, Forrozão Kilance de Curuá, Dj Douglas Batidão de Óbidos, Ricardão e Forró Eu Acho É Bom e Forró Prime de Santarém.

O evento em Curuá é uma realização da prefeitura municipal na administração do Prefeito Zé da Marta e o vice Xuxa do PT, através da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer na titularidade da Pasta o secretario, Neco.

As emoções e adrenalina dão uma pausa para voltar com força total e pura emoção em 2018, com cobertura e sempre presente nos eventos culturas do Portal Obidense.

CLICK AQUI - veja todas as fotos do RAID 2017


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp