28/10/2017 às 20h15min - Atualizada em 28/10/2017 às 20h15min

Prefeitura municipal através de suas secretárias realizou na manhã de sábado (28) o dia “D” da Conscientização por uma Oriximiná mais limpa.

Por: Márcio Garcia
Fotos: Márcio Garcia

ORIXIMINÁ – O município de Oriximiná, cidade que fica no oeste do estado do Pará, recebeu neste sábado (28) uma grande demonstração de carinho em ação desenvolvida pelo governo do município através da SEMDURB e demais secretárias do município e entidades organizadas, como escola e setor privado além da igreja.

Uma grande reunião de vários seguimentos da sociedade que foi chamado de dia “D”, terminou em um PUXIRUM de pessoas determinadas a limpar a orla da cidade e orientar os cidadãos para desenvolver uma conscientização em busca de uma Oriximiná limpa e mais organizada.

O secretário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano Ubirajara Tavares, disse: “O resultada dessa

ação nos deixa muito feliz, muita gente abraçou a ideia e atenderam o nosso chamado, nos surpreende o engajamento de muitos jovens aqui presente. Pois sabemos que a juventude é o futuro desse país e o futuro do nosso município, então é importante desenvolver nessa juventude que eles são muito importante nesse processo, então isso dá a certeza que a sociedade pode verificar que aqui tem jovens em uma ação de cidadania sem fins partidário então temos a certeza que aqui começa uma nova fase para a nossa cidade, que possamos ter um meio ambiente menos agredido, uma cidade mais limpa e organizada”.

A limpeza está sendo feita e muito lixo recolhido, a prefeitura está dando toda a estrutura com maquinários, no local estavam a disposição 2 Pá Carregadeira, uma Retro, um Mulk e 4 Caçambas para retirar o lixo e levar para a lixeira municipal.   

Também estavam presentes alunos e professores participando do dia da Conscientização juntando os lixos da orla da cidade, como a professora vice diretora da escola Santa Maria Gorete que falou ao Portal Obidense: “Em primeiro lugar agente parabeniza essa iniciativa do poder público municipal em saber que isso é importante para o meio ambiente, então por isso que nossa escola abraçou a causa juntos com  nossos alunos, pretendemos multiplicar, para que daqui pra frente possamos ter nas pessoas a consciência da conservação e preservação, essa ação é de grande relevância”.

A intenção da ação além de limpar a orla da cidade e passar para cada pessoas a consciência de manter e querer que a cidade de Oriximiná esteja sempre limpa, as pessoas que trabalham nas embarcações, os condutores de veículos para juntos fazerem a diferença e que possam se orgulhar da cidade.

Também esteve presente a Defesa Civil do município e seu coordenador Paulo Paixão disse: “Nosso trabalho, também é conscientizar não só os proprietários de barcos a não jogar lixo no rio, mas também os vendedores e aqueles que trabalham aqui a não jogar lixos neste local e vale ressaltar que também em outro local da cidade acontece esse tipo de ação.”

Todas as secretarias do município de Oriximiná estão engajadas nesse trabalho em uma data onde se comemora o dia do funcionalismo público. O secretário de educação Jonaso Dias, estava presente com toda a sua equipe e falou ao Portal Obidense sobre a importância dessa ação: “Essa é uma ação

muito importante, que visa a preservação do nosso meio e também algo muito importante que é a revitalização de nossas praias, a cidade de Oriximiná era uma cidade praieira, toda a frente da cidade tinha umas praias maravilhosas que eram utilizadas para eventos de lazer, eu quando jovem tive a oportunidade de participar desses momentos de lazer com atividades esportivas, enfim, hoje o lixo tomou conta, então a atitude do governo municipal, prefeito Ludugero, por meio da secretaria SEMDURB, uma iniciativa muito louvável, e a secretária de educação não poderia ficar de fora, convocamos toda a equipe que trabalha na secretária de educação, porque a educação ambiental também faz parte da vida de cada cidadão”.

A intenção do governo municipal e voltar a povoar as praias que hoje estão degradadas devido ao excesso de lixo e ter uma cidade mais bonita e limpa.

O empenho de todos foi grande, alunos, professores, servidores, entidades e a comunidade em geral, que juntos abraçaram essa causa importantíssima de conscientização em preservar o meio ambiente.

A ideia primeira foi da Pastoral da Juventude e viabilizada pelas equipes da Secretária de Desenvolvimento Urbano e a Secretaria de Meio Ambiente, através de seus secretários, José Ubirajara e Ronaldisos Farias.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp