28/10/2017 às 12h41min - Atualizada em 28/10/2017 às 12h41min

Alunos da escola Felipe Patroni realizaram experimento físicos, tecnologia e sustentabilidade na ária interna da Escola.

Por: Elialdo Junior
Foto: Elialdo Junior

ÓBIDOS - Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Felipe Patroni, município de Óbidos - Pará, participaram de uma aula sobre experimentos físicos sobre tecnologia e sustentabilidade.

A Mostra ocorreu na área interna do prédio que antigamente funcionava a escola São José, no centro da cidade. Como o prédio da Escola Felipe Patroni apresenta problemas estruturais os alunos tiveram de ser realocados em outro espaço.

Foram por volta de cinco semanas de pesquisas e instruções para chegar aos diversos trabalhos de experiências científicas e de sustentabilidade.

"A ideia do projeto é fazer com que os jovens tenham consciência que o teórico caminha junto com a prática. Que deve fazer parte do nosso cotidiano aliar a tecnologia para melhorar o meio ambiente. Esperamos que eles observem as saídas para formas sustentáveis." Informa Erica Nunes, professora de Ciências.

Dentre os diversos trabalhos apresentados podemos enumerar alguns:

- Cisterna de captação e reaproveitamento de água do esgoto.

- Barco a vapor.

- Foguete.

- Aspirador de pó, confeccionado pelos alunos.

- Sacolas retornáveis. Feitas com retalhos de tecidos.

- Cidades sustentáveis que produzem ambientes com ciclovias, áreas verdes, tratamento esgoto e energia eólica.

Outra saída para as cidades sustentáveis seria o uso de energia solar através de um Projeto com placa solar para funcionar durante o dia. Já a Eólica para uso durante a noite. Uma saída para a diminuição do calor seria a plantação de árvores em frente as casas, que traria sombra e ventilação.

Um dos projetos mais visitados pelos alunos foi o projeto “Óculos de Realidade Virtual”. Estes óculos foram produzidos com lentes de acrílico, que custaram pouco mais de 07(sete) reais. Papelão. Velcro e elástico.

Assista o vídeo reportagem do Portal Obidense abaixo – desligue a rádio.

- Lanterna caseira. Para se ter uma Luz mais forte é utilizado o papel laminado. Foram utilizadas duas Pilhas pequenas tipo 'AA'.

- Máquina de choque. (Pequena voltagem)

- Ventilador. Criado a partir de garrafa de vidro. Palheta feita com CD de música. O Cabo USB era a tomada ligada no próprio computador portátil.

- Corrida do etanol que Polui menos que a gasolina.

- Pilha a partir da laranja. Através deste experimento, com uso de três laranjas, três Moedas de cinco centavos (que são de cobre), Pregos e fio de cobre. O resultado é produção de energia.

Como o tema é voltado à tecnologia e sustentabilidade surgiram muitas e boas ideias daqueles que farão parte do futuro de Óbidos e do Brasil.

Veja as fotos de vários projetos apresentado abaixo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp