26/10/2017 às 17h12min - Atualizada em 26/10/2017 às 17h12min

Uma grande força tarefa de conscientização a população de Oriximiná, envolvendo as secretarias do município será realizada no próximo sábado (28).

Por: Márcio Garcia
Foto: Márcio Garcia

ORIXIMINÁ – A prefeitura de Oriximiná, cidade que fica no oeste do Pará, através da SEMDURB – Secretária Municipal de Urbanização que tem afrente o secretário Ubirajara Tavares, junto com as demais secretarias do município, irão fazer uma ação de limpeza e conscientização com a população oriximinaense da cidade e interior.

A mobilização será neste sábado (28) o local escolhido foi à frente da cidade que é banhada pelo rio Trombetas, exatamente na orla onde mais se acumula o lixo despejado pela população, não somente as que ali trabalham, mas também as que por lá passam.

A intenção é sensibilizar as pessoas e mudar a cultura regional que ainda pouco se conscientizou sobre a degradação do planeta devido a sujeira causada pelo lixo, isso acontece por falta de consciência ambiental e outras vezes e a falta de educação.  

Nosso correspondente Márcio Garcia falou com o secretário: “Tivemos uma reunião na semana passada na paróquia da cidade e eu fiquei muito feliz, ouve uma presença maciça de toda a sociedade organizada de Oriximiná, estava lá, os empresários, as igrejas, as escolas, a pastoral da juventude esta ultimo com algumas ideias que foi incorporada ao projeto, muita expectativa para esta ação. O objetivo é chamar a atenção da população, que nós precisamos melhorar a destinação do nosso lixo, a coleta, pois precisamos ter uma cidade melhor, agindo desta forma vamos estar contribuindo com o nosso meio ambiente. Eu tenho falado que nenhuma política pública terá êxito se não tiver a participação da sociedade, ela é fundamental e indispensável, principalmente quando se trata de lixo, e todo trabalho que está sendo feito é para chamar a atenção dessa sociedade, que nós precisamos ter obrigações e deveres entre eles e organizar esse lixo.” Disse Ubirajara

A prefeitura através de suas secretarias irá fazer esse trabalho de conscientização e orientação. Pois a ação irá se espalhar para os bairros da cidade e em seguida as comunidade rurais.

A secretaria também pensa em motivar os grupos organizados a fazerem os trabalhos de limpeza nas localidades onde vivem, para isso pretende dar o total apoio da prefeitura nas ações desenvolvidas pelo moradores.

O secretário Ubirajará, informou também que esse trabalho não será sazonal, mas que a intenção e de manter permanente para que a sociedade possa mudar sua forma de pensar e de agir em relação ao lixo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp