05/10/2017 às 18h00min - Atualizada em 05/10/2017 às 18h00min

Mais uma vez a ANATEL, puni a operadora OI. Os usuários poderão falar de graça nos orelhões até março de 2018

Por: Elialdo Júnior
Foto: Elialdo Júnior

ÓBIDOS - Na era digital e numa época onde há mais aparelhos celulares do que a população do país, existem ainda formas de se comunicar que estão esquecidas. Nas esquinas, praças, ou logradouros públicos eles estão por ali, esquecidos e trocado pelos aparelhos celulares.

Mas, os orelhões poderão pelo menos até o próximo ano ter maior uso devido a uma punição a operadora de telefonia OI.

Desde o último domingo (1), 15 estados brasileiros têm ligações gratuitas a partir de orelhões da Oi. A medida foi imposta à operadora pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e vale para chamadas locais e interurbanos para telefones fixos nas seguintes localidades: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espirito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.

Isso acontece porque uma avaliação feita pela Anatel em 30 de agosto deste ano concluiu que a Oi não mantinha funcionando o número mínimo de orelhões exigidos pela legislação brasileira. De acordo com a própria agência reguladora, tal disponibilidade de orelhões deve ser de pelo menos 90% em todos os estados e de pelo menos 95% em locais atendidos exclusivamente por orelhões.

Esta não é a primeira vez que a Oi é punida pela Anatel a não cobrar pelas ligações feitas a partir de seus orelhões — ações semelhantes já ocorreram, por exemplo, em 2012 e em 2015. A Anatel informa que a gratuidade será mantida até pelo menos 30 de março de 2018, quando será divulgado o relatório de nova medição da agência.

Até lá o velho e bom amigo das antigas e extintas fixas e cartões deverão ser parada obrigatória para quem quiser trocar uma ideia, pedir informações ou fazer aquela conversa que a falta de crédito no aparelho celular impede de realizar.

Resta saber, se os orelhões estarão funcionando, pois a punição é exatamente por não funcionamento dos mesmos na época que se precisava realmente


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp