02/10/2017 às 09h56min - Atualizada em 02/10/2017 às 09h56min

Óbidos, a cidade mais portuguesa da Amazônia, está aniversariando neste 02 de outubro, nossos parabéns

Por: Walmir Ferreira
Foto: Mauro Pantoja - Óbidos - PA

Óbidos é uma cidade do Estado do Pará. Localiza-se no oeste do estado, mesorregião do Baixo Amazonas. O município tem aproximadamente 50 mil habitantes (IBGE) e um território geográfico de 26 826 km².

A cidade foi erguida à margem esquerda do Rio Amazonas, distante 1.100 quilômetros de Belém por via fluvial, em um trecho onde as margens do rio tornam-se mais estreitas e o seu canal mais profundo, formando como se diz na região a "garganta do rio Amazonas" ou a "fivela do rio". Nesse ponto a largura do rio é de cerca de 1.890 metros em seu leito normal.

Há 320 Anos. A cidade teve sua origem num forte erguido em 1697, após o rei de Portugal autorizar o Capitão-geral Antônio de Albuquerque Coêlho de Carvalho a iniciar a construção.

Há 259 anos. Após iniciar sua história, o município foi criado em 1758, em homenagem à vila portuguesa de mesmo nome. Passou a se chamar Vila de Óbidos, pelo então Capitão-geral, governador do Pará, Francisco Xavier de Mendonça Furtado.

Há 163 anos. Em deliberação tomada pela assembleia provincial no dia 02 de outubro de 1854, o presidente da província do Pará o General Sebastião do Rêgo Barros, assinou a Lei N. 252 elevando a Vila a categoria de cidade, desta forma, foi retirada a palavra Vila e em seu lugar ficou Cidade de Óbidos.

Óbidos é a cidade onde nasceu Inglês de Sousa: jurista, contista e romancista, além de co-fundador da Academia Brasileira de Letras; José Veríssimo: historiador e romancista e Idelfonso Guimarães: romancista entre vários outros filhos ilustres da terra que os mesmos chama de “Querida”.

Neste dia 02 de outubro a nossa Óbidos faz aniversário. A família do Portal Obidense.com.br, parabeniza a nossa bela e querida cidade pelos seus 320 anos de história.

Ficamos na expectativa de que a nossa cidade tenha um futuro cada vez melhor e que o desenvolvimento em todos os sentidos sejam, de fato uma realidade. Parabéns cidade Presépio, parabéns Óbidos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp