25/09/2017 às 15h37min - Atualizada em 25/09/2017 às 15h37min

Programa Territórios entrega Cadastro Ambiental Rural a produtores de Terra Santa

A entrega foi realizada na Comunidade de Alema, e agora mais 65 produtores estão com suas propriedades regularizadas

Por: Martha Costa
Foto: Martha Costa

TERRA SANTA - Juntos, o Programa Territórios Sustentáveis e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Terra Santa, conseguiram regularizar a situação ambiental de 65 produtores rurais, que a partir de agora passam a ter o Cadastro Ambiental Rural, uma importante ferramenta que auxilia o exercício das atividades rurais às boas praticas para recuperação de áreas degradadas e uso consciente dos recursos naturais.

A iniciativa busca a regularização ambiental dentro do município, o que possibilitará o acesso a políticas públicas ambientais, o fortalecimento da gestão ambiental, acesso a linhas de crédito e o planejamento de ações com segurança jurídica, tanto para o município quanto para o agricultor. “O cadastro ambiental rural é um documento que orienta o nosso produtor sobre como estar trabalhando a sua terra, onde pode fazer roçado e onde é área de preservação e eles vão seguir essa regra para que nós possamos manter nossa área verde e também nossas áreas produtivas”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente de Faro, Jonas Pessoa, após citar as vantagens aos produtores rurais.

Entre os 65 produtores que agora possuem essa importante ferramenta está a dona Maria do Socorro Guerreiro Vasconcelos, que há quatro anos realizou o sonho de comprar um cantinho para ela. O local foi batizado de Sitio Caminho do Rio e fica na comunidade Alema, na várzea de Terra Santa. “Hoje em dia a gente tem que ter tudo dentro da legalidade até pra gente ter uma segurança, principalmente pra nós que já trabalhamos nessa atividade. Nosso sítio é novo, antes a gente trabalhava na propriedade de outra pessoa, nós não tínhamos algo nosso, agora nossa responsabilidade é maior”, falou em meio a um sorrisos.

A regularização ambiental em Terra Santa faz parte das ações desenvolvidas pelo Programa Territórios Sustentáveis que desde 2015 atua na busca do desenvolvimento sustentável do município.

O programa atua nos eixos Capital Social, Gestão Ambiental, Gestão Pública, Desenvolvimento Econômico e Quilombolas e é gerido de forma integrada pela Agenda Pública, Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) com apoio financeiro da Mineração Rio do Norte.

Conheça às ações do Programa Territórios Sustentáveis por meio do nosso site www.territoriossustentaveis.org.br ou pelo nosso aplicativo: http://applink.com.br/app.pts disponível também no Google play e para usuários Android basta pesquisar Territórios Sustentáveis, para plataformas IOS, Windows Phone.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp