14/09/2017 às 22h04min - Atualizada em 14/09/2017 às 22h04min

Programa Territórios Sustentáveis contribui para construção de ações para promoção do Turismo

As atividades são desenvolvidas em parceria com as Secretarias de Turismo do Estado e do município visando à promoção do turismo, preservando e respeitando o meio ambiente, a cultura e as comunidades locais.

Por: Martha Costa
Fotos: Martha Costa

ORIXIMINÁ - Contribuir para a construção de uma estratégia de desenvolvimento sustentável faz parte da missão do Programa Territórios Sustentáveis que no final do mês de agosto participou da apresentação do relatório de revisão do Inventário da Oferta Turística (IOT) de Oriximiná.  Além da apresentação do relatório também foram realizadas reuniões com entidades e moradores locais visando à abertura das discussões quanto a elaboração de um Plano Municipal de Turismo.

As ações para construção de um inventário turístico estão dentro do eixo Desenvolvimento Econômico do Programa Territórios Sustentáveis e foram realizadas tanto em Oriximiná quanto nas comunidades de Cachoeira Porteira e Tapagem. “É importante refletir sobre o turismo nos municípios com ênfase na participação da sociedade em geral, em especial, das comunidades rurais e tradicionais que, algumas vezes, estão distantes dos centros urbanos e não tem oportunidade de contribuir com o planejamento turístico”, enfatizou Ana Gabriela Fontoura, consultora do Territórios Sustentáveis.

Durante as atividades foi realizada a apresentação do relatório de revisão do inventário de oferta turística, levantamento de demandas, novas perspectivas para o turismo localmente, identificação de parceiros do turismo e atualização de três atrativos turísticos que não constavam: o balneário Oriental, o balneário Recanto da Mata e a Praia Ponta do Violão. “A atualização do IOT tem uma grande importância para a economia do município. O documento auxilia no planejamento e na tomada de decisão no setor hoteleiro, além de mostrar ao turista os pontos exuberantes do território. A inserção de novos pontos de atrativos turísticos só vem a engrandecer ainda mais as belezas naturais que Oriximiná possui, locais estes que infelizmente no documento atual não eram contemplados”, destacou Eli Franco, consultor do Programa Territórios Sustentáveis.

O IOT de Oriximiná foi realizado em 2014 pela Secretaria de Estado de Turismo e a nova atualização do inventário possibilita a inclusão de novos atrativos turísticos.

O Programa Territórios Sustentáveis é uma realização da Agenda Pública, Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam), Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) com apoio financeiro da Mineração Rio do Norte.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp