13/09/2017 às 15h07min - Atualizada em 13/09/2017 às 15h07min

O Centro de Atenção Psicossocial de Óbidos (CAPS), realizou na terça-feira (12), a primeira palestra da campanha Setembro Amarelo.

A ação em Óbidos, acontecerá em vários pontos da cidade e vai até o dia 22. Na palestra inicial contou com a presença do prefeito de Óbidos Chico Alfaia.

Por: Rafaela Aquino
Foto: Eury Silva

ÓBIDOS - Nesta terça-feira (12), o Centro de Atenção Psicossocial de Óbidos (CAPS), realizou a primeira palestra da Campanha Setembro Amarelo em Prol da Vida, a mesma aconteceu na unidade da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), e foi destinada aos alunos da facha etária de 15 a 29 anos, pois segundo a coordenadora Marta Lira, o suicídio acontece sempre com vítimas nessa faixa etária de idade.

Para Marta, o objetivo dessa palestra é chamar a atenção para o foco do setembro Amarelo, mês escolhido para trabalhar na prevenção e a promoção à vida.

 

É um momento de reflexão, como definir um suicídio, o que sente e o que leva uma pessoa a tirar a própria vida”, explica Marta Lira.

A coordenadora, tem um estilo e forma de passar a cada pessoa presente o quanto devemos nos amar, valorizar a vida, motivar e ser feliz, o trabalho de Marta Lira, é feito com prazer e seu carisma contagiou os presentes, ela faz despertar em cada um a beleza infinita de viver.

Foi uma noite de debater sobre o suicídio, ministrada pela Psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial a Dr. Raquel Siqueira. Participaram dessa palestra 38 universitários, e também contou com a presença do prefeito de Óbidos Francisco Alfaia, dando exemplo em pessoa que todos devemos cuidar carinhosamente da vida.

A palestra de conscientização fez parte da campanha Setembro Amarelo, o mês de prevenção ao suicídio, que visa alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Iniciado no Brasil pelo CVV, Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a campanha realizou as primeiras atividades em 2014, concentradas em Brasília

A campanha ocorre desde 2014 e consiste em iluminar ou sinalizar locais públicos com faixas ou símbolos amarelos, além da realização de atividades sobre o tema.

Até o dia 22 de setembro, mais (6) seis encontros devem acontecer nas principais escolas da cidade de Óbidos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp