12/09/2017 às 23h54min - Atualizada em 12/09/2017 às 23h54min

Tragédia, prédio histórico da década de 50 em Oriximiná pega fogo nesta noite de terça-feira (12)

Por: Márcio Garcia
Fotos: Márcio Garcia

ORIXIMINÁ – Um incêndio de grande proporção aconteceu por volta das 19h30mn na rua 24 de dezembro no centro comercial da cidade de Oriximiná, cidade no oeste do Pará.

Segundo testemunhas que alarmaram, após visualizarem fumaça saindo de dentro do prédios, foi quando chamaram a equipe do Corpo de Bombeiros.

O prédio, é bastante antigo, trata-se de uma construção histórica tido com um dos patrimônios da cidades, nele funcionava uma loja de produtos inflamáveis, que comercializava fogos de artifícios e derivados de petróleo como óleo e querosene.

Segundo a Dona Marluce, que trabalha a noite próximo ao prédio, com venda de alimentação em uma pequena banca: “Umas 19g40mn, começou a fumaça, e rapidamente o fogo tomou conta da loja, uma prejuízo muito grandes, pra eles e para nós que não pudemos mais vender nada”.

Mesmo com todo o empenho do Corpo de Bombeiro, que foi primordial na ação, para o controle do fogo, evitando a propagação, efeito dominó o que contribuiria para uma tragédia e prejuizo maior queimando todos os prédios em volta e no quarteirão, mas contou também com a ajuda da polução que se juntou os Bombeiros e a SEMAS, conseguiram controlar as chamas antes da meia noite.

Segundo informações a suspeita para o início do fogo, pode ter sido um curto circuito nas instalações elétricas.

Um internauta filho de Oriximiná, deixa sua mensagem em redes sociais, sobre a perda que ele considera irreparável de um patrimônio com um valor histórico inestimável.

A história se perdendo a cada dia!

em janeiro de 2017 um estudante de arquitetura filho de Oriximiná fez mais de 2000 fotos de toda cidade de Oriximiná para o seu TCC e na ocasião eu ajudei em suas pesquisas e fotografamos todos os prédios existentes no município com valor histórico arquitetônico e registramos esta foto externa do edifício que pegou fogo  nesta noite, infelizmente não foi possível termos registros internos dos pavimentos mas sabemos que era da década de 1940 estilo português presente em muitos casarios existentes em vários municípios  do estado era um dos únicos ainda existentes de dois pavimentos e telha colonial ainda de pé na orla da cidade, testemunha de um passado distante uma perda irreparável!

Os prejuízo foram apenas matérias, o fogo começou quando todas as lojas do centro da cidade já estavam fechadas, sem registro de vítimas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp