30/08/2017 às 16h56min - Atualizada em 30/08/2017 às 16h56min

Em Óbidos, Palestra aborda os riscos da utilização de agrotóxicos para a saúde humana e ambiental.

Por: Rafaela Aquino

Fotos - Rafaela Aquino

ÓBIDOS – SESPA da 9ª regional de Santarém realizou nesta quarta-feira (30), pela manhã uma palestra com o tema “Vigilância em Agrotóxicos” na sede da Colônia de Pescador Z19 de Óbidos.

O tema pouco discutido, teve como palestrante, Renata Silva da 9ª Regional da Sespa de Santarém, a mesma abordou os riscos da utilização dos agrotóxicos tanto para a saúde do consumidor como para a do agricultor, além dos danos causados ao meio ambiente com a contaminação do solo e principalmente da água. 

Segundo Renata, isso gera consequências, uma delas é o aumento de doenças como o câncer, não só aos consumidores, também colocando em riscos à saúde dos vendedores, aquelas pessoas que comercializam o alimento, pois ficam próximo a esses produtos.

Na palestra esses e outros problemas advindos do uso de agrotóxicos foram abordados. Estiveram presentes aproximadamente 20 pessoas entres elas:

- Agentes de Epidemias;

- Fiscais da Vigilância Sanitária;

- Empresas de Dedetização e outros.

Parece pouco, mas essas pessoas trabalham diretamente com o assuntos, comprovando a importância da segurança dos consumidores e vendedores de produtos que contêm agrotóxicos.

“Essa palestra está sendo de suma importância para a nossa classe pois aqui foram passadas informações que ainda não tínhamos o conhecimento principalmente sobre alguns produtos que vendem em comércios em nosso município que trazem riscos para a saúde do vendedor e consumidor e que achávamos que não tinham esse gral de substancias químicas prejudicais a saúde. Ressalto o senhor Noelson Ribeiro, Agente da Vigilância Sanitária.

De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o Brasil, desde 2009 é o maior consumidor mundial de agrotóxicos, respondendo sozinho por 86% do uso desses produtos em toda América Latina.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp