28/08/2017 às 17h18min - Atualizada em 28/08/2017 às 17h18min

Com uma vasta programação e o bom e delicioso Apapá assado famílias se divertiram e aproveitaram o domingo na praia do Rio Amazonas.

O Obidense aproveitou para contemplar a natureza. A recreação contou com atrações musicais, torneios e competições, concurso de rainhas.

Por: Rafaela Aquino
Foto: Eury Silva

ÓBIDOS – No meio do Pitiú, a música da cantora internacional paraense, Dna. Odete poderia ser o tema do primeiro festival do Apapá realizado no domingo (27) em Óbidos – Pará.

Em busca de valorizar as riquezas que tem o rio Amazonas o vereador Rosinaldo Cardoso, juntamente com o popular Vandinho filho da comunidade Sucuriju, realizaram no domingo (27) o 1° Festival do Apapá.

Para quem reside em Óbidos e para quem não está mais aqui sabe o quanto e delicioso o nosso Apapá, independentemente da cor de sua escama o amarelo quanto o branco.

No domingo pra quem foi prestigiar o 1° Festival do Apapá e não tinha comido ainda pôde comprovar, o  peixe  bastante abundante na comunidade Sucuriju onde aconteceu o festival.

O evento foi realizado na praia do rio Amazonas em frente ao Lago Sucuriju, uma comunidade de terra firme, distante aproximadamente 05 km por terra. Mas, para quem preferiu fazer o percurso pela água em barcos, a viagem ficou em torno de 20 minutos.

Segundo os organizadores se fez presentes mais de 1.000 pessoas para prestigiar o 1° Festival do Apapá, veio gente de Óbidos das comunidades vizinhas vindo de carros, motos, lanchas, rabetas e barcos pequenos. 

O festival teve como objetivo fomentar a cultura e difundir a riqueza e fartura do pescado na região.

Durante a programação teve: torneio de pênalti de dupla, Corrida de motores rabetas (pequenas embarcações muito utilizadas na região), pesca esportiva com premiação para o maior e menor Apapá e desfile das candidatas a rainhas do 1° Festival do Apapá e o que não pode faltar no festival como prato principal foi o delicioso Apapá assado.

Tudo ficou perfeito com apoio da Prefeitura Municipal de Óbidos por meio das Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Saúde Secretaria de Infraestrutura.

Agradeço pela imensa presença de todos, foram 30 dias trabalhando junto com todos os organizadores para que fizéssemos essa belíssima festa como foi o 1° Festival do Apapá, aqui todos puderam desfrutar da bela praia do nosso Rio Amazonas que fica aqui na comunidade do Sicuriju, depois dessa grandiosa realização que foi o primeiro festival se Deus quiser para ano que vem o Festival do Apapá entrará no calendário de eventos de Óbidos. Ressalto Rosinaldo Cardoso um dos incentivadores e organizadores.

O Apapá

É um peixe carnívoro, alimentando-se de insetos e pequenos peixes na superfície da água. O peixe Apapá é um peixe de escamas, com corpo comprimido, cabeça pequena, boca pequena, ligeiramente voltada para cima. Possui região pré-ventral serrilhada, nadadeira adiposa e linha lateral, geralmente, ausente. (Resumindo uma delícia)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp