02/08/2017 às 13h45min - Atualizada em 02/08/2017 às 13h45min

Uma onda de queimadas gera problemas para a população Obidense. Fumaça de lixo queimado invadem as casas.

Muita gente não sabe, que poderá ser enquadrada como crime ambiental, pagar multa e em outros casos ser presa. Ao ver alguém fazendo queimada denuncie: (93)991 477561

Por: Walmir Ferreira
Foto: Rafaela Aquino

ÓBIDOS –Lixo doméstico são queimados na rua da cidade de Óbidos no oeste do Pará. A fumaça produzida por conta do fogo está prejudicando a população principalmente no horário da noite.

O ato de colocar fogo no lixo, se tornou corriqueiro e está praticamente acontecendo todos os dias na cidade, uma fumaça consistente e malcheirosa está gerando muito incomodo para quem a respira.

Essa ação prejudica as crianças e idosos e principalmente para quem sofre de problemas respiratórios, sendo assim prejudicial para a saúde. Segundo populares mesmo fechando as casas a fumaça acabam invadindo as residências.

Os bairros mais atingidos pela fumaça são: Santa Terezinha, São Francisco, Nossa senhora do Perpetuo Socorro, São José Operário e Belo Vista, as queimadas acontecem principalmente nos finais de tarde pelo começo da noite.

Atitudes como essa de queimar o lixo doméstico nas ruas podem simplesmente acabar gerando problemas, não só para quem realiza a queimada mais principalmente para quem respira a fumaça.

Segundo o Secretário da SEMA Ednildo Queiroz, informou que estão realizando constantes trabalhos para a prevenção, através de orientações aos moradores e quando acontece alguma queimada a SEMA poderá ser acionada e eles vão até o local para verificar a situação.

"Trabalhamos em cima de sensibilizar a população que não utilize o fogo para limpar quintais, queimar resíduos domésticos, restos de podas de árvores e que afetam a saúde coletiva, além de serem causadoras da poluição ambiental, as queimadas empobrece o solo e colocam a segurança de pessoas em riscos, muita das vezes somos acionados por moradores próximo onde está acontecendo as queimadas, quando chegamos no local orientamos as pessoas para não fazerem isso que é crime ambiental e pode causar ao causador multa ou até detenção baseado na Lei n. 9.605, de fevereiro de 1998, no artigo.54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

Você pode entrar em contato com a SEMA em caso de denúncias de queimadas ou qualquer outro tipo de Crime Ambiental entre em contato com o número (93)991 477561 - Secretario Ednildo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp