30/07/2017 às 19h27min - Atualizada em 30/07/2017 às 19h27min

Tribos de Juruti encantam no festribal 2017

Por: coordenadoria municipal de comunicação de juruti
Fotos: Eury Silva

JURUTI - Não se podia esperar nada que não fosse uma apresentação espetacular das tribos Munduruku e Muirapinima no dia 29 de julho, na arena do Tribódromo. Arquibancadas e camarotes lotados puderam assistir ao universo da cultura indígena, suas crenças, seus costumes e a sua importância para a humanidade.

O XXIII Festival Folclórico das Tribos Indígenas de Juruti mostrou ser uma real fonte de conhecimento e de valorização da cultura amazônica, já podendo ser considerado o maior espetáculo folclórico de tribos indígenas do Brasil.

A Tribo Munduruku, que foi a primeira a entrar no Tribódromo, apresentou o tema “Mistério dos Pajés”, levantou a galera com lindas coreografias, e os cantos tribais animaram os torcedores da tribo vermelha e amarela. E ainda teve a estreia de Karoline Amaral como índia guerreira, item 5 do regulamento.

Com o tema “Mística da Vida”, a Tribo Muirapinima mostrou que entrou na arena com toda garra para conquistar o título e quebrar a sequência de vitorias da tribo adversaria. Itens individuais como as estreantes Rayanna Markes como Guardiã Tribal (item 3) e Josiele Ramos, como Porta Estandarte (item 2), agitaram a galera azul e vermelha.

A criatividade dos artistas que dão forma às ideias e histórias foi transmitida pela TV Cultura em todo o estado do Pará e pelo Portal Cultura, que levou ao mundo todo a valorização que Juruti dá a sua história.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp