20/07/2017 às 17h48min - Atualizada em 20/07/2017 às 17h48min

Pre-catequese da Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Óbidos, busca resgatar antigas brincadeiras de criança.

Por: Rafaela Aquino
Foto Rafaela Aquino

ÓBIDOS – As animadas e saudosas brincadeiras de crianças, já não fazem parte do cotidiano da geração nova, chamadas de Y, todo o encanto do roda pião, macaca (amarelinha) pula corda, peteca, brincadeira de rodas, boli-bole, se perdeu ao tempo! Quem não tem saudade de escravo de Jó?

Em tempos atuais, é difícil de ver crianças brincado ou usando brinquedos de antigamente. A tecnologia formou um império, de Androides e IOS em jogos que deixam a criança ou jovem aficionado principalmente nos celulares.

Com a tecnologia evolutiva, crianças quase em sua totalidade desconhecem as brincadeiras que muitos de seus pais e avós brincavam.

Essas brincadeiras, faziam com que a criança, desenvolvesse o trabalho em grupo, socialização, sentindo de aventura, compartilhar, alto defesa entre muitas vantagens.

Em busca de resgatar essas brincadeiras, dona Arleti Gomes e Clecilda Silva professoras da Pre-catequese da comunidade Nosa Senhora do Perpetuo Socorro, estão trabalhando com as crianças e implantando as antigas formas de brincar. Acompanhadas por elas as brindarias de antigamente, melhorou até mesmo a forma de se relacionarem.

Elas trabalham com aproximadamente 20 crianças na facha etária de 03 à 10 anos, no barracão da Pastoral da Criança na rua “D” bairro Perpétuo Socorro.

“Trabalhamos com muito amor é dedicação com essas crianças, fazíamos outras atividades com elas, e observando através de conversas percebemos que são poucas as que conhecem as brincadeiras... que antes era fácil de ser criança, brincado com brincadeiras de rodas, amarelinhas e outra, e com isso agora estamos brincando e apresentando para elas essas brincadeiras que já foram a sensação do momento antigamente, o bom é que quando elas saem da qui e vão para suas casas apresentam para outras crianças essas brincadeiras e isso é grandioso para nós”.

O trabalho é feito de forma voluntária, e precisa dedicação para no momento de passar a brincadeira elas entenderem, depois é pura diversão e inclusive as instrutoras se divertem e brincam junto com as crianças.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp