30/06/2017 às 16h25min - Atualizada em 30/06/2017 às 16h25min

A mais de duas décadas e pouco divulgado o festival do bairro da Paz da cidade de Prainha é considerado um dos melhores do oeste do Pará.

Neste dia 30 começam as apresentações, em uma arena lotada de espectadores que vem prestigiar as danças que se apresentam no Terrerão como é carinhosamente chamado a quadra de dança pelo povo de prainha.

De: Prainha
Por: Zeca Oliveira
Fotos: Arquivo Ass. Folc. da Paz

PRAINHA – Um festival que é amado por toda uma cidade, ao chegar no período de sua realização, muitos prainhenses que já não moram mais na cidade onde nasceram, retornam com uma intenção! Reviver e matar a saudade do festival “Festival Folclórico do Bairro da Paz”, que é tradicional e famoso na cidade, por receber danças de várias cidades do Oeste do Pará como: Santarém, Almerim, Monte Alegre, Porto de Mós, Gurupá e comunidades vizinhas.

Um dos fundadores da Associação do bairro da Paz, Sr. Nivaldo Furtado da Silva, fala com muito entusiasmo e conta um pouco da história com saudade, mas com alegria de ver cada ano o festival por ele fundado ainda mais vivo, bonito e evoluindo. “São 24

anos de história! No início, tínhamos uma certa dificuldade de lugar para apresentar as danças, e fazíamos isso com muita determinação na frentes das residências, vimos a necessidade de um local e criamos a associação de moradores que na época em 1993, nasceu junto com o bairro que levou o node da Paz devida a uma rua que passa aqui próximo chamada de Paz de Carvalho, essa ideia foi dada pelo amigo Bené do Som e aceita por todos, lógico surgiram, vários nomes, mas ficou esse mesmo. Um certo dia, reunimos nas proximidades do hospital, em um campinho onde jogávamos bola, para então levar a frente esse grande projeto cultural, pois havia a necessidade de recebermos os brincantes que vinham das comunidades”.

Na época tinham outras pessoas que hoje fazem parte da velha guarda entre eles o Sr. Acrisio Menezes de Lima conhecido por todos como Tatá.

Com o tempo o festival foi melhorando, foi crescendo, recebendo danças de outros município, e criou uma importância tão grande, não apenas para o município de Prainha, mas também outros municípios que vinhas apresentar suas danças. Hoje se tornou um dos principais eventos folclórico do oeste do Pará.

No começo se apresentavam as danças do bairros, depois vieram danças de bairros vizinhos e depois danças de toda a cidade de Prainha, depois do interior do município, ai foi se expandido, no terceiro ano de festival, resolvemos fazer uma disputa com isso ganhou grandes visualização de outras cidades que vieram para festival. Esse festival é muito importância para o folclore prainhense e sua população.

O festival também fomenta o mercado interno e tem parceria com as empresas privada e apoio da prefeitura de prainha.

Os jovens abraçaram a causa e hoje dão continuidade ao grande festival do bairro da Paz e tem como Presidente Nilton Silva. “Uma grandiosa estrutura foi montada, com arquibancadas e camarotes, para que todos se sintam à vontade e com segurança, esperamos um bom público como acontece todos os anos. Várias cidades estarão se apresentado aqui no 24° Festival Folclórico do bairro da Paz. Agradecer a nossa diretoria que são incansáveis e meu vice-presidente Jacson Silva que está nessa luta com a gente”.

As danças começaram a chega na cidade de Prainha desde sexta-feira (29), continua toda a movimentação neste sábado quando terá início ao maior festival folclórico de danças do oeste do Pará.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp