26/06/2017 às 15h19min - Atualizada em 26/06/2017 às 15h19min

“Arraiá dos Pauxis” apresenta diversidade cultural nos dois dias de evento

Resgate do Boi Flor do Campo foi uma das grandes atrações do evento realizado na Praça da Cultura.

ASCOM/PMO
Por: Jailton Santos e Érique Figueirêdo
Fotos: Mauro Pantoja/ Odirlei Santos – ASCOM/PMO

ÓBIDOS - O maior evento junino realizado em Óbidos, município localizado na região oeste do Pará, movimentou a cidade conhecida como uma das “mais portuguesas da Amazônia”, durante os dias 23 e 24 de junho.

O “Arraiá dos Pauxis”, reuniu milhares de pessoas na Praça da Cultura, que prestigiaram a exibição de quadrilhas juninas, danças típicas do período e o cordão do Boi Bumbá Flor do Campo. As atrações foram apresentadas por alunos da rede municipal e estadual de ensino da cidade e do interior.

A arena de apresentações recebeu danças de variados estilos. Ao todo mais de 15 atrações participaram do evento, desde o Xaxado, passando pelos grupos de Carimbó, Lundum, Dança Portuguesa, além de apresentações que fizeram alusão as lendas amazônicas, e a cultura dos festivais folclóricos de Parintins e Juruti.

“Conseguimos manter a tradição do arraiá dos pauxis, duas noites de apresentações e 15 escolas, num total de mais de 20 apresentações, fortalecendo esse evento que já é tradição na nossa cidade. Esse momento serviu também para socializar com a população em geral os trabalhos das escolas com os alunos, diversificando o nosso evento”, disse Luiz Carlos Gama Queiroz, secretário de cultura e turismo.

Resgate cultural

Uma das apresentações que atraiu a atenção do público na segunda noite, foi o Boi Bumbá Flor do Campo. O retorno das apresentações desta tradicional manifestação, faz parte do projeto de resgate cultural de um grupo de educadores e conhecedores da cultura local, que desenvolveram um trabalho com os alunos da Escola São José, com o apoio da Mineração Rio do Norte (MRN), para retornar com o cordão famoso por animar as quadras juninas em Óbidos nas décadas de 60 e 70. 

O Flor do Campo trouxe para a arraiá dos pauxis a irreverência dos personagens Catirina, Cazumbá, Curador do boi e outros que fazem parte do cordão, apresentando para a público as raízes da cultura obidense.

“É um momento muito bonito, é um momento de reavivar a cultura local. O secretário de cultura e sua equipe foram muito

felizes em trazer para cá essas apresentações, com a participação das escolas que se esmeraram ao máximo para que essas apresentações ocorressem. Nos resta parabenizar a todos e dizer o nosso governo valoriza a cultura, e tem interesse pelo bem do nosso povo”, ressaltou o prefeito Chico Alfaia. 

 

Festival de quadrilhas juninas

O evento junino realizado pela Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, retornará no dia 7 de julho, com a realização do também tradicional concurso de quadrilhas juninas.

A coordenação do evento informou que 4 grupos já confirmaram presença na disputa, outras 4 agremiações de outras cidades da região, devem participar do festival apenas como convidadas.

Ao todo 3 mil reais em premiação serão distribuídos entre os finalistas. As atrações do festival serão avaliadas por um corpo de jurados capacitado, formado por pessoas de outras cidades para manter a transparência na apuração dos itens de avaliação.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp