24/06/2017 às 18h20min - Atualizada em 24/06/2017 às 18h20min

A comunidade do Andirobal em Óbidos, terá em sua agenda cultural e culinária o Festival do Cupuaçu.

Famosa por promover o festival da Castanha, os moradores da comunidade do Andirobal em parceria promoverão nos dias 6, 7 e 8 de julho o 1° festival do Cupuaçu.

Por: Rafaela Aquino

Art: Equipe Festival do Cupuaçu

ÓBIDOS - A comunidade Andirobal localizada a 68km da sede do município de Óbidos, irá realizar nos dias 6,7 e 8 de julho, o primeiro festival do Cupuaçu, com uma vasta programação cultural, musical, culinária e esportiva.

A ação de realizar o festival se deu após os moradores da comunidade observarem a grande quantidade de frutos em safras passadas, e com a visão de melhor aproveitar a fruta e fomentar a renda das famílias na geração de empregos, decidiram realizar o festival, que durante três dias irá movimentar a comunidade e região com uma vasta programação.

Durante o festival várias delicias serão feitas do cupuaçu como: sorvetes, tortas, biscoitos, doces e várias outras delicias, que serão feitas pelas próprias famílias da comunidade.

“Após observações, na grande quantidade do fruto do Cupuaçu que todo ano dá na comunidade, é pouco aproveitado, e até chega a ser descartado, resolvemos nos unir, para realizar o festival e aproveitar melhor a fruta que é de grande valor em nossa região, com isso além de valorizamos a culinária, ainda irá gerar vários empregos para as famílias da própria comunidade”. Disse Kedson, membro da organização do festival.

Durante os três dias festival terá shows de bandas e cantores como, Trio Recordações, Pit Bull do Arrocha, Banda Forrozão Xote na Pegada, Forró dos Top´s, Banda Forró Bakanas, Rilvander do Arrocha. Também terá atração do estado do Amazonas, o rei do arrocha Guto Lima.

A comunidade Andirobal, é rica culturalmente e também reconhecidamente um povo de fé. Desde o início da Comunidade, os habitantes têm como labor a agricultura. Coleta de castanha-do-pará, cumaru e outros frutos naturais. Plantio de roça de mandioca, milho, ananás, abacaxi, maracujá, banana, feijão, cana de açúcar, arroz, café e hortaliças. Frutos como abacate, cupuaçu, tamarindo, manga, goiaba e frutas cítricas. Extração de óleos vegetais, madeira e cipós. criam animais domésticos e se alimentam mais da caça.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp