21/06/2017 às 16h02min - Atualizada em 21/06/2017 às 16h02min

Sessão de hoje (21) na Câmara de vereadores de Oriximiná, colocou em pauta a situação do caos na saúde do município.

Vários vereadores se pronunciaram dizendo que a situação maior é a falta de gestão da atual secretária e pediram a cabeça da gestora da pasta.

De: Oriximiná
Por: Marcio Garcia
Foto: Marcio Garcia

ORIXIMINÁ – Na seção desta terça-feira (21) da Câmara de vereadores da cidade de Oriximiná, no oeste do Pará, vários parlamentares discursaram sobre o problema da saúde que passa o município, não somente por falta de profissionais para atendimento como também falta de medicamentos, material de expediente, equipamentos e gestão.

O vereador Zequinha (PSD) disse: “Estou entristecido, pois desde o início de nosso mandato, quando o prefeito Ludugero, apresentou a Câmara e a sociedade a necessidade de um decreto emergencial, considerando a situação caótica da saúde no município por 90 dias, já se passou essa prazo e não vimos nenhuma melhoria na saúde do município de Oriximiná. Fomos fazer uma visita no hospital municipal, chagando lá, fomos procurando por um cidadão que precisava dos serviços e que simplesmente não tinha funcionário para atender. Ele foi orientado para retornar no outro dia na parte da manhã e por incrível que pareça não tinha ficha para fazer o preenchimento das anotações da coleta de exames. Uma situação vexatória e vergonhosa”.

Os vereadores estão pedindo a cabeça da atual secretária de saúde Tatiane Mazon, alegando que tem um problema sério de gestão e que o prefeito precisa e deve tomar uma atitude sobre o caso.

O vereador Tomé Wanzeler (PMDB) também falou sobre o caso: “A saúde em Oriximiná avançou igual rabo de cavalo! Pra baixo! Nós não melhoramos nada, infelizmente me expressei assim dessa forma, por que não é possível que as coisas só piorem! Não estamos vendo por parte do executivo, quando falo isso, estou me referindo a secretária de saúde que ainda não disse o que veio fazer aqui na ária de saúde! Nos deparamos com situações constrangedora para a população de Oriximiná, nós tivemos a informação que, tem um equipamento que é locado pelo município e que o mesmo passa 15 dias quebrado e outros 15 dias no prego! Então, não funciona, mas quando é no fim do mês, está sendo pago! isso não é correto”

Tomé também, vai pediu ao prefeito que tome um posicionamento, pois ele acredita que a atual secretaria não tem condições de reverter o problema da saúde do municipio. Ele completa “Não podemos cobrar eficiência de quem não tem” finalizou Tomé.

A vereadora Josy Seixas (PR) também falou: “Márcio, a saúde, ela é tão complexa que precisa de qualificação técnica, hoje nós estamos padecendo de gestão, vou dar um exemplo simples, quando você tira dois profissionais do laboratório, que já está numa situação difícil é porque de gestão não se entende. Fomos visitar o laboratório, o hospital e inclusive o prefeito estava nessa visita com agente, ele tem boa vontade de querer fazer algo acontecer na saúde, mas infelizmente ele não está tendo esse retorno da secretária, ele não está tendo esse retorno da saúde. Então se eu não estou dando conta é melhor que eu saia, pois quem sofre é a população. Nós estamos demandando para o prefeito, mas ele não dá conta porque ele precisa buscar recursos é para isso que tem os secretários para fazerem sua parte”.

A vereadora cobra da gestão da saúde que administre os contratos de fornecimento de equipamento e fala da máquina que está quebrada e mesmo assim a prefeitura tem que pagar o aluguel e ficar por isso mesmo.

Por último falou o presidente da casa o vereador Ludugero Junior (PV): “A sessão de hoje o assunto mais discutido foi a situação da saúde, muitos vereadores cobraram sobre a gestão da secretária da saúde, solicitei a eles que buscassem ter, uma visão mais macro da coisa, nosso vizinho, município de Santarém está praticamente privatizando a saúde o que vai ser muito ruim, com a possibilidade de entregar a hemodiálise, nossos cidadão terão que deslocar até Belém. Mas com isso possamos dar um choque de gestão na secretaria de saúde de Oriximiná, que o prefeito possa tomar pé e que a secretária vá em loco, pois ela foi uma boa diretora então deveria ser uma boa secretária, estamos aqui para ajudar, a discussão é salutar, temos nossas divergências políticas mas, queremos o melhor para a população”.  


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp