19/06/2017 às 19h36min - Atualizada em 19/06/2017 às 19h36min

Prefeitura de Óbidos entrega kits de ajuda humanitária para 695 famílias da zona urbana

Donativos foram entregues para famílias atingidas pelos desastres naturais, cadastradas pela Defesa Civil.

ASCOM/PMO
Por: Jailton Santos e Érique Figueirêdo
Fotos: Mauro Pantoja – ASCOM/PMO

ÓBIDOS - A Prefeitura de Óbidos, no oeste do Pará, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), realizou no domingo (18), a entrega dos kits de ajuda humanitária enviados ao município pelo Ministério da Integração Nacional, em reposta ao reconhecimento do Governo Federal, do decreto municipal de situação de emergência assinado em abril de 2017 pelo prefeito Chico Alfaia, após fortes chuvas castigarem a sede do município.

O evento de entrega dos donativos, realizado no ginásio da Escola Dom Floriano, no bairro Cidade Nova, contou com a presença do prefeito Chico Alfaia, do vice-prefeito Isomar Barros, de secretários municipais, além de representantes de diversas entidades que foram parceiras do Governo Municipal no trabalho de socorro às vítimas. Na oportunidade o deputado estadual do PMDB, Eraldo Pimenta participou da entrega dos donativos, representando o ministro Helder Barbalho.

“Esse é o resultado das articulações que o nosso governo tem feito junto aos governos Federal e Estadual. Articulações essas que estão sendo feitas para beneficiar a população de Óbidos, nunca faremos articulações pra sobrepujar o povo de Óbidos. O que nós queremos sempre é ter essas articulações em todos os níveis pra trazer melhorias pro nosso povo, a prova que isso está dando certo, é essa grande ação que estamos fazendo aqui, ajudando essas famílias que foram afetadas pelos desastres naturais”, disse o prefeito Chico Alfaia.

Só na zona urbana de Óbidos 695 famílias cadastradas pela Comdec, foram beneficiadas com a entrega de kits de higiene pessoal, kits de limpeza, cesta básica e kits dormitório. Os investimentos do Ministério da Integração em Óbidos - um dos primeiros municípios do norte do Brasil a receber o auxílio, ultrapassou os 400 mil reais.

Video - Produzido pela equipe da ASCOM/PMO

“A população obidense está de parabéns, porque está sendo beneficiada por um trabalho de união para que possamos trazer resultados para esse município. Sem sombras de dúvidas Óbidos ganha muito com isso, porque o prefeito Chico é muito atuante, e eu tenho acompanhado o seu trabalho em busca de apoio do governo do Estado, em Brasília, porque só assim é que se faz um trabalho de resultados”, ressaltou o deputado estadual Eraldo Pimenta.

O trabalho realizado nos últimos meses de levantamento das áreas de risco e da situação dos moradores dessas localidades, recebeu atenção especial do governo. O vice-prefeito Isomar Barros, esteve próximo das equipes da defesa civil, durante as visitas, para garantir apoio aos afetados pelas enxurradas. “Nós estivemos juntos com os técnicos da defesa civil municipal e estadual durante as visita de levantamento dos estragos da chuva, fazendo esse trabalho também de fiscalização, para que nós pudéssemos estar hoje, graças a Deus, executando a parte final desse trabalho que é a entrega da ajuda humanitária as nossas famílias da cidade”, lembrou Isomar Barros.

Zona rural

A Comdec aguarda o envio da ajuda para a população ribeirinha que também foi gravemente afetada pela enchente - situação que motivou o segundo decreto de situação de emergência assinado pelo prefeito Alfaia em 2017. “O que estamos presenciando hoje aqui é algo inédito, é a primeira vez na história do município de Óbidos que recebemos uma ajuda de grande escala. Agora estamos no aguardo do envio da ajuda humanitária para a população ribeirinha. Esperamos que em breve o Ministério da Integração assinale para o envio da ajuda a esse povo que também foi castigado pela enchente”, finalizou Ary Franco, coordenador da defesa civil municipal. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp